Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wanderléa Mendes Guedespt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.creatorAndréia Teixeira de Abreu Corbellipt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T15:03:16Z-
dc.date.available2023-02-15T15:03:16Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50079-
dc.description.resumoO presente estudo é parte de um problema real e atual das escolas brasileiras que pretende analisar a importância da avaliação dentro do processo ensino aprendizagem, considerando-a uma valiosa ferramenta que auxilia no bom desempenho do trabalho do gestor e professor na medida em que orienta o planejamento escolar e contribui para definição de diretrizes que visem aprimorar os resultados dos alunos, transformando a prática avaliativa em prática de aprendizagem. A Avaliação do rendimento escolar configura no instrumento pelo qual a escola consegue diagnosticar se suas ações estão direcionadas para realização de seus objetivos, com subsídios críticos que implica coletivamente em tomadas de decisões para o futuro, cabendo ao gestor acompanhar democraticamente de perto todo o processo avaliativo da escola e os efeitos desse sobre as práticas educativas focando-se nas ações e buscando valorizar o processo gradual e contextualizado no quais os alunos associam significados aos conteúdos e construindo a partir daí o conhecimento. A avaliação deve ser vista com o objetivo o qual representa hoje, que é o processo de ensino numa perspectiva construtiva de conhecimento, quebrando paradigmas de autoritarismo, frustração, competição e contradições. E criticamente terá o objetivo de mudanças de postura metodológica e grandes discussões reflexivas a cerca do tema para melhor entendimento e compreensão nas tomadas de decisões de toda comunidade escolar, com um grande foco na gestão democrática das escolas públicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleAvaliação e gestão: o papel do diretor no processo avaliativopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ANDREIA_TEIXEIRA_DE_ABREU_CORBELLI.pdf338.27 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons