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http://hdl.handle.net/1843/50079
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Wanderléa Mendes Guedes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.creator | Andréia Teixeira de Abreu Corbelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T15:03:16Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T15:03:16Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50079 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo é parte de um problema real e atual das escolas brasileiras que pretende analisar a importância da avaliação dentro do processo ensino aprendizagem, considerando-a uma valiosa ferramenta que auxilia no bom desempenho do trabalho do gestor e professor na medida em que orienta o planejamento escolar e contribui para definição de diretrizes que visem aprimorar os resultados dos alunos, transformando a prática avaliativa em prática de aprendizagem. A Avaliação do rendimento escolar configura no instrumento pelo qual a escola consegue diagnosticar se suas ações estão direcionadas para realização de seus objetivos, com subsídios críticos que implica coletivamente em tomadas de decisões para o futuro, cabendo ao gestor acompanhar democraticamente de perto todo o processo avaliativo da escola e os efeitos desse sobre as práticas educativas focando-se nas ações e buscando valorizar o processo gradual e contextualizado no quais os alunos associam significados aos conteúdos e construindo a partir daí o conhecimento. A avaliação deve ser vista com o objetivo o qual representa hoje, que é o processo de ensino numa perspectiva construtiva de conhecimento, quebrando paradigmas de autoritarismo, frustração, competição e contradições. E criticamente terá o objetivo de mudanças de postura metodológica e grandes discussões reflexivas a cerca do tema para melhor entendimento e compreensão nas tomadas de decisões de toda comunidade escolar, com um grande foco na gestão democrática das escolas públicas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.title | Avaliação e gestão: o papel do diretor no processo avaliativo | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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