Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50193
Type: Monografia (especialização)
Title: A importância da continuidade do ensinar a ler e escrever para além do processo de alfabetização
Authors: Beatriz Pinheiro Tomaz
First Advisor: Miria Gomes de Oliveira
Abstract: Como se dá a apropriação da leitura e da escrita com os sujeitos aprendizes, com 9 e 10 anos e cursando o 1º Ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental, no 1º turno, na EMDMS e a importância da continuidade do processo de ensinar a ler e escrever para além da alfabetização, que é a aquisição do código linguístico, durante os anos de escolarização, desenvolvendo habilidades e competências para o letramento e a formação de um leitor competente. Este trabalho de conclusão de curso de especialização constitui oplano de ação desenvolvido na Escola Municipal “Deputado Milton Salles” de Belo Horizonte, localizada em zona de vulnerabilidade social da Regional Oeste. Seu objetivo inicial é analisar como se dá a apropriação da leitura e da escrita por sujeitos aprendizes com 9 e 10 anos, cursando o 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental. Como desdobramento dessa análise, o trabalho ressalta a importância da continuidade do processo de ensinar a ler e escrever para além da alfabetização – entendida como aquisição do código linguístico - durante os anos de escolarização, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências para o letramento e a formação de um leitor competente.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50193
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Pinheiro Tomaz.pdf154.58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons