Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruno Souza Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9215602441698629pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Regina Rego Lealpt_BR
dc.contributor.referee2Mozahir Salomão Bruckpt_BR
dc.contributor.referee3Nuno Manna Cortes Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee4Tacyana Karinna Arce Rodriguespt_BR
dc.creatorJoão Luís de Pinho Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120977279894781pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-20T23:48:36Z-
dc.date.available2023-02-20T23:48:36Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50255-
dc.description.resumoEsta tese se propôs a olhar para um conjunto de textos com caráter de oficialidade para refletir sobre o Jornalismo descrito por eles. Para isso, inspiramo-nos no conceito de rede desenvolvido por Bruno Latour (2012) para construir uma rede textual acadêmico-institucionais composta pelos textos normativos do Ministério da Educação relativos aos cursos de Jornalismo, às matrizes curriculares dos cursos de Jornalismo ofertados no primeiro semestre de 2018 em Belo Horizonte e a um conjunto de textos de bibliografia básica de disciplinas dessas grades. Nosso primeiro gesto foi, portanto, descritivo-analítico e dele notamos a centralidade dos termos “técnica” e “prática” para demarcar o que é especificamente jornalístico. Na segunda parte da tese, retomamos a rede textual acadêmico-institucionais em um gesto crítico, observando como os termos “técnica” e “prática” são utilizados argumentativamente. A proposta foi procurar compreender qual qualidade a “técnica” e “prática” dão ao Jornalismo dentro do conjunto de textos da rede que observamos. Para auxiliar nessa análise, recorremos a alguns autores da filosofia da técnica, que forneceram um quadro organizativo para os próximos capítulos. Nesse segundo movimento, enfatizamos a relação entre “técnica”, “prática” e “tecnologia”, “teoria”, “indústria”. Nesse percurso, notamos a construção de argumentos que oscilam entre o atemporal e o histórico, entre transcendente e específico, o coletivo e o individual. Na rede textual acadêmico-institucionais, os argumentos se comportam como uma “ciência da cultura” que funciona pela criação de horizonte ideal e na sistematização de princípios que se transformam em pilares inquestionáveis dogmas, dotando o Jornalismo de uma qualidade dogmática e vocacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTécnicapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectAcadêmicopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherJornalismo - Tesespt_BR
dc.subject.otherEnsino - Tesespt_BR
dc.subject.otherTecnologia - Tesespt_BR
dc.titleVocação ou técnica? : a formação jornalística em documentos acadêmicos-institucionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_joão_carvalho.pdf15.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.