Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50255
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bruno Souza Leal | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9215602441698629 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Regina Rego Leal | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mozahir Salomão Bruck | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nuno Manna Cortes Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Tacyana Karinna Arce Rodrigues | pt_BR |
dc.creator | João Luís de Pinho Carvalho | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3120977279894781 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-20T23:48:36Z | - |
dc.date.available | 2023-02-20T23:48:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50255 | - |
dc.description.resumo | Esta tese se propôs a olhar para um conjunto de textos com caráter de oficialidade para refletir sobre o Jornalismo descrito por eles. Para isso, inspiramo-nos no conceito de rede desenvolvido por Bruno Latour (2012) para construir uma rede textual acadêmico-institucionais composta pelos textos normativos do Ministério da Educação relativos aos cursos de Jornalismo, às matrizes curriculares dos cursos de Jornalismo ofertados no primeiro semestre de 2018 em Belo Horizonte e a um conjunto de textos de bibliografia básica de disciplinas dessas grades. Nosso primeiro gesto foi, portanto, descritivo-analítico e dele notamos a centralidade dos termos “técnica” e “prática” para demarcar o que é especificamente jornalístico. Na segunda parte da tese, retomamos a rede textual acadêmico-institucionais em um gesto crítico, observando como os termos “técnica” e “prática” são utilizados argumentativamente. A proposta foi procurar compreender qual qualidade a “técnica” e “prática” dão ao Jornalismo dentro do conjunto de textos da rede que observamos. Para auxiliar nessa análise, recorremos a alguns autores da filosofia da técnica, que forneceram um quadro organizativo para os próximos capítulos. Nesse segundo movimento, enfatizamos a relação entre “técnica”, “prática” e “tecnologia”, “teoria”, “indústria”. Nesse percurso, notamos a construção de argumentos que oscilam entre o atemporal e o histórico, entre transcendente e específico, o coletivo e o individual. Na rede textual acadêmico-institucionais, os argumentos se comportam como uma “ciência da cultura” que funciona pela criação de horizonte ideal e na sistematização de princípios que se transformam em pilares inquestionáveis dogmas, dotando o Jornalismo de uma qualidade dogmática e vocacional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Técnica | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.subject | Acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Jornalismo - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia - Teses | pt_BR |
dc.title | Vocação ou técnica? : a formação jornalística em documentos acadêmicos-institucionais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_joão_carvalho.pdf | 15.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.