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http://hdl.handle.net/1843/50264
Type: | Dissertação |
Title: | Fundação dos objetos ideais e fenomenologia da expressão |
Authors: | Lucas Antônio Pereira Morais |
First Advisor: | André Joffily Abath |
First Co-advisor: | Alice Mara Serra |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | http://lattes.cnpq.br/6251667363100903 |
First Referee: | Claudinei Aparecido de Freitas da Silva |
Second Referee: | Scheila Cristiane Thomé |
Abstract: | Nesta pesquisa começo com as concepções da fenomenologia da expressão e do significado como concebida por Edmund Husserl nas suas Investigações Lógicas, para em seguida contrastar com as descrições da expressão em Merleau-Ponty, especificamente a partir das obras Fenomenologia da Percepção e da A Prosa do Mundo. No primeiro capítulo, mostro a rejeição de Husserl das teses do psicologismo para explicar a relação associativa entre os signos linguísticos e o significado; na qual o sentido afigura como uma espécie de objeto supraindividual, salvaguardando assim a validade ou possibilidade do conhecimento objetivo. A dificuldade será entender como esses objetos podem ser expressos e apreendidos nos atos de consciência individual. A solução será conceber a consciência como um conjunto de atos intencionais que por meio da sua relação com a intuição sensível, a encobre em uma síntese representativa, permitindo daí o enlace categorial das objetualidades e consequentemente a constituição da significação objetiva nas expressões. No segundo capítulo irei contrapor tal posição com a fenomenologia do sentido em Merleau-Ponty, segundo a qual a fixação do significado sob uma eidética acabaria por reduzir o ato expressivo enquanto um mero instrumento de acompanhamento da consciência. Em contrapartida, o que se propõe é que a fenomenologia deverá apresentar a sua crítica à consciência que visa fixar identidades absolutas nas expressões, e descrever o significado como emergindo das relações intersubjetivas da comunicação. Justamente porque o sentido é uma instituição coletivamente aberta e historicamente em disputa, sua constituição ocorre nas vivências de uso de seus falantes. A este respeito, a lógica do sentido não pode ser pura, mas uma lógica escorregadia de constante reversibilidade entre o eu, o outro e o mundo. No terceiro capítulo (apêndice) concluo com a crítica da consciência categorial que, ao mostrar a suposta afiguração dos objetos ideais nas expressões, inaugura uma consciência categorial resultante de um engaste objetivo e idealizado do que é intuído das vivências sensíveis. |
Subject: | Filosofia - Teses Fenomenologia - Teses Linguagem - Teses Husserl, Edmund, 1859-1938 Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961 |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50264 |
Issue Date: | 18-Jul-2022 |
metadata.dc.description.embargo: | 18-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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