Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/50286
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O fortalecimento do conselho escolar e suas implicações na qualidade da educação
Autor(es): Elisângela Geovania da Silva
primer Tutor: Eliandra da Costa Mendes
primer miembro del tribunal : Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico da E. M. Luiza Augusta Guimarães e identificar como a gestão escolar está organizada. O foco de análise foram os processos de decisão que ocorrem na instituição e especificamente a atuação do Conselho escolar. O trabalho foi dividido em três partes. A introdução faz um resgate histórico da discussão acerca da democracia na política educacional brasileira. No desenvolvimento do trabalho foi discutido o conceito de gestão democrática e a importância da participação da comunidade na escola, de modo a perceber que uma gestão compartilhada é o sustentáculo de um projeto político pedagógico que visa à qualidade da educação. A terceira parte do trabalho apresenta as considerações finais, que sinalizam quais mudanças são necessárias para que a gestão democrática seja consolidada na instituição e de que forma o gestor pode contribuir para a constituição de uma gestão compartilhada.
Abstract: This study aims to analyze the Pedagogical Political Project E. M. Luiz Augusto Guimaraes and identify how the school management is organized. The focus of analysis was the decision processes that occur in the institution and specifically the role of the school council. The work was divided into three parts. The introduction is a historical discussion about democracy in the Brazilian educational policy. In developing this work was discussed the concept of democratic governance and the importance of community participation in school in order to realize a shared management is the mainstay of a political pedagogical project aimed at the quality of education. The third part of the paper presents the final considerations, which indicate what changes are necessary for the democratic management is consolidated in the institution and how the manager can contribute to the creation of a shared management.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50286
Fecha del documento: 28-jul-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_ELISANGELA_GEOVANIA_DA_SILVA_ELIAS.pdf158.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons