Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50295
Type: Monografia (especialização)
Title: Avaliação institucional e a gestão democrática na escola
Authors: Joilma Oliveira Nascimento
First Advisor: Marielle Morais de Oliveira
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Juni
Abstract: O objetivo deste estudo é refletir sobre Gestão Democrática, Projeto Político Pedagógico e as contribuições que uma Avaliação Institucional pode trazer para a melhoria dos índices das escolas de Educação Básica. Avaliação Institucional proposta neste estudo pretende constituir-se em elemento alternativo e constitutivo de uma gestão democrática. Ao abordar os temas acima citados com enfoque principal na construção coletiva de uma avaliação institucional, como instrumento de democratização da escola e sua inserção no Projeto Político Pedagógico da escola, visando à formulação de subsídios e elementos de tomadas de decisões para melhoria da qualidade de ensino da instituição escolar, consolidando assim o direito do exercício de cidadania inerente a todos os envolvidos na educação, que deve ter papel fundamental na formação dos indivíduos participativos e atuantes que a nossa atual sociedade requer. A pesquisa de caráter qualitativo buscou na analise documental e bibliográfica e por observações feitas em uma Escola Municipal localizada na zona periférica do Município de Montes Claros/MG.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50295
Issue Date: 28-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JOILMA_OLIVEIRA_NASCIMENTO.pdf238.75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons