Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/50300
Tipo: | Tese |
Título: | Rineke Dijkstra: formas do comum e do inespecífico |
Título(s) alternativo(s): | Rineke Dijkstra: forms of the common and nonspecific |
Autor(es): | Gabriel Brisola da Cunha |
primer Tutor: | Amir Brito Cadôr |
primer miembro del tribunal : | Anna Karina Castanheira Bartolomeu |
Segundo miembro del tribunal: | Cesar Geraldo Guimarães |
Tercer miembro del tribunal: | Eduardo Antonio de Jesus |
Cuarto miembro del tribunal: | Adolfo Enrique Cifuentes Porras |
Resumen: | Esse trabalho tem como objetivo investigar algumas obras da artista holandesa Rineke Dijkstra em relação aos conceitos de comum e inespecífico, trabalhados, por sua vez, por Giorgio Agamben e Jean-Luc Nancy. Busca-se explorar o jogo duplo através do qual as ideias citadas tomam corpo nos trabalhos da artista, ao mesmo tempo em que estes as modificam. Em outras palavras, investigar as formas pelas quais essas ideias se manifestam nas obras da artista. Os conceitos de regimes da arte, partilha do sensível e jogo estético, em Jacques Rancière, balizam essa pesquisa. Adota-se, ainda, uma formulação metodológica do mesmo autor, segundo a qual a análise das imagens se desenvolve a partir da circulação da imageria (imagerie), as ações de dessemelhança operadas pela artista e os discursos críticos que circundam as obras de Rineke Dijkstra. |
Abstract: | This research aims to investigate some works of the Dutch artist Rineke Dijkstra in relation to the concepts of common and nonspecific, elaborated, in turn, by Giorgio Agamben and Jean-Luc Nancy. The aim is to explore the double play through which these ideas take shape in the artist's works, at the same time as they modify them. In other words, to investigate the forms in which these ideas manifest themselves in the artist's works. The concepts of regimes of art, distribution of the sensible, and aesthetic play, in Jacques Rancière, underpin this research. We also adopt a methodological formulation of the same author, according to which the analysis of the images is carried out based on the circulation of imagery (circulation de l'imagerie), the actions of dissimilarity operated by the artist and the critical discourses that surround the works of Rineke Dijkstra. |
Asunto: | Dijkstra, Rineke Fotógrafos - Holanda Videoarte Fotografia Estética |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50300 |
Fecha del documento: | 6-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Rineke Dijkstra - Gabriel Brisola da Cunha (repositorio).pdf | 18.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.