Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50316
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gestão escolar: desafios e possibilidades
Autor(es): Jussara Abadia Silva Freitas
Primeiro Orientador: Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Resumo: A idéia de um diretor que apenas administra a burocracia, é ultrapassada, ineficaz.Atualmente espera-se dos gestores a capacidade de promover condições para que os alunos progridam, e isto engloba o envolvimento, o funcionamento da escola como um todo.O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a idéia de participação, isto é do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre eles em conjunto. Isso porque o êxito de uma organização depende da ação construtiva dos seus membros.É necessário ter em mente que uma cultura não é mudada apenas por desejo, faz-se necessário o alargamento da consciência e da competência técnica para tanto. É importante reconhecer que mesmo que as pessoas desejem participar da formulação e construção dos destinos de uma unidade social, não querem aceitar rapidamente.Aos responsáveis pela gestão escolar compete, portanto, promover a criação e a sustentação de um ambiente propicio á participação plena, no processo social escolar, dos seus profissionais, alunos, pais, comunidade, uma vez que se entende que é por essa participação que os mesmos desenvolvem consciência social critica e sentido de cidadania
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50316
Data do documento: 28-Jan-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JUSSARA_ABADIA_SILVA_FREITAS.pdf204.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons