Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/50423
Tipo: Dissertação
Título: Letr/ação: teatro e cinema na sala de aula possível proposta para revolução
Autor(es): Simon de Oliveira Martins
primer Tutor: Clarisse Maria Castro de Alvarenga
Resumen: O presente trabalho apresenta a vivência de um processo artístico criativo coletivo, em linguagem audiovisual, enquanto prática didática antiopressiva. Pretende-se, por meio da produção de um filme, junto aos alunos do quinto ano de uma escola da rede estadual de ensino público da cidade de Belo Horizonte, apontar os fatores pedagógicos deste processo, relacionando-os com as discussões sobre o fazer cinematográfico no espaço escolar. Para tanto, partirei da escrevivência (2020), de Conceição Evaristo, para desenvolver o roteiro do vídeo através de dinâmicas teatrais, que produzam uma releitura, de viés decolonial, da obra Revolução dos Bichos de George Orwell (1945). Do ponto de vista analítico, pretendo estabelecer diálogos entre a prática proposta e os conceitos de interseccionalidade, tal como discutido por Carla Akotirene (2019), e de pedagogia da autonomia, de Paulo Freire (1996).
Abstract: The present work brings the experience of a collective creative artistic process, in audiovisual language, as an anti-oppressive didactic practice. It is intended, through the production of a film, together with the fifth year students of a public school in the city of Belo Horizonte, to point out the pedagogical factors of this process, relating them to the discussions about filmmaking in the school space. To do so, I will start from Conceição Evaristo's idea of "escrevivência" (2020) to develop the video script through theatrical dynamics, which produce a rereading, with a decolonial bias, of George Orwell's Animal Farm (1945). From an analytical point of view, I intend to establish dialogues between the proposed practice and the concepts of intersectionality, as discussed by Carla Akotirene (2019), and the pedagogy of autonomy, by Paulo Freire (1996).
Asunto: Educação
Ensino audiovisual
Teatro na educação
Cinema na educação
Teatro escolar
Atividades criativas na sala de aula
Discriminação na educação
Discriminação racial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50423
Fecha del documento: 14-dic-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
letração teatro e cinema na sala de aula possivel proposta para revolução..pdfDissertação1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.