Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/50521
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Travessia da aventura: da ausência na escola à inclusão em documentos orientadores
Título(s) alternativo(s): Crossing the adventure: from school absence to inclusion in guiding documents
Autor(es): Luiz Gustavo Nicácio
Resumen: O trabalho se dedica a percorrer processos histórico sociais e produções acadêmicas que dão indícios do caminho para inserção das Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar. O texto trata-se de um ensaio que emerge de uma pesquisa de revisão de literatura. Foi possível perceber que a modificação do entendimento do papel da Educação Física na escola, associada a um perfil mais autoral dos professores, com um crescente interesse acadêmico sobre a aventura, bem como, o aumento da visibilidade sobre as práticas de aventura, em especial no âmbito comercial, foram razões que entrelaçadas podem ser entendidas como os fatores que possibilitaram a inclusão destas práticas na escola, independentemente dos documentos orientadores.
Abstract: The work is dedicated to go through historical social processes and academic productions that give indications of the path for the insertion of Corporal Adventure Practices in Physical Education at School. The text is an essay that emerges from a literature review research. It was possible to perceive that the change in the understanding of the role of Physical Education in school, associated with a more authorial profile of teachers, with a growing academic interest in adventure, as well as the increase in visibility about adventure practices, especially in the commercial sphere, were reasons that were intertwined. can be understood as the factors that made it possible to include these practices in school, regardless of the guiding documents.
Asunto: Educação física
Exercícios físicos
Educação básica
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e74232
URI: http://hdl.handle.net/1843/50521
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/74232
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Travessia da aventura da ausência na escola à inclusão em documentos orientadores.pdf466.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.