Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/50521
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Travessia da aventura: da ausência na escola à inclusão em documentos orientadores |
Título(s) alternativo(s): | Crossing the adventure: from school absence to inclusion in guiding documents |
Autor(es): | Luiz Gustavo Nicácio |
Resumo: | O trabalho se dedica a percorrer processos histórico sociais e produções acadêmicas que dão indícios do caminho para inserção das Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar. O texto trata-se de um ensaio que emerge de uma pesquisa de revisão de literatura. Foi possível perceber que a modificação do entendimento do papel da Educação Física na escola, associada a um perfil mais autoral dos professores, com um crescente interesse acadêmico sobre a aventura, bem como, o aumento da visibilidade sobre as práticas de aventura, em especial no âmbito comercial, foram razões que entrelaçadas podem ser entendidas como os fatores que possibilitaram a inclusão destas práticas na escola, independentemente dos documentos orientadores. |
Abstract: | The work is dedicated to go through historical social processes and academic productions that give indications of the path for the insertion of Corporal Adventure Practices in Physical Education at School. The text is an essay that emerges from a literature review research. It was possible to perceive that the change in the understanding of the role of Physical Education in school, associated with a more authorial profile of teachers, with a growing academic interest in adventure, as well as the increase in visibility about adventure practices, especially in the commercial sphere, were reasons that were intertwined. can be understood as the factors that made it possible to include these practices in school, regardless of the guiding documents. |
Assunto: | Educação física Exercícios físicos Educação básica Aprendizagem por atividades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | COLTEC - COLEGIO TECNICO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e74232 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50521 |
Data do documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/74232 |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Travessia da aventura da ausência na escola à inclusão em documentos orientadores.pdf | 466.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.