Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/50935
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Reflexões sobre uma abordagem de identidade de gênero e sexualidades na educação de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | Impressions about an approach to gender identity and sexualities in youth and adult education |
Autor(es): | Luiza Coutinho Martins Katherine Sá Rodrigues Willian Cesar de Castro Faria |
Resumen: | O presente trabalho compartilha reflexões a partir de uma sequência didática proposta e desenvolvida em um projeto de Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico (colégio de aplicação da UFMG). Apoiando-se na discussão e nas vivências de sujeitos de diferentes percepções de gêneros e sexualidades, este ensaio teve como objetivos principais a sensibilização de educandos e educadores em formação quanto à diversidade social, o desenvolvimento de empatia e a reflexão sobre preconceitos e estigmas sociais. Ao desenvolver este projeto acreditamos que questionar a “normalidade” pode ser uma ferramenta para a compreensão de nós mesmos e dos outros, e que a subversão dessas normas pode ser um passo a ser dado rumo a uma sociedade mais igualitária e inclusiva. |
Abstract: | The present article shares impressions about a sequence of pedagogical activities thought and developed in a youth and adult educational project, in Centro Pedagógico/UFMG (Brazil). Based on discussions and the life stories of people with different gender and sexual perceptions, this work had, as its main aims: the sensibilization of students and teachers regarding social diversity, the development of empathy and the debate about prejudice and social stigma. In developing this project, we believe that questioning “normality” can be a tool for understanding ourselves and the others, and that the subversion of these norms could take us one step closer to equality and a more inclusive society. |
Asunto: | Identidade de gênero Orientação sexual Estigma (Psicologia social) Preconceitos Empatia Educação de jovens e adultos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.29380/2020.14.05.10 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50935 |
Fecha del documento: | sep-2020 |
metadata.dc.url.externa: | http://educonse.com.br/xivcoloquio/anais/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexões sobre uma Abordagem de Identidade de Gênero e Sexualidades na Educação de Jovens e Adultos.pdf | 310.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.