Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50935
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reflexões sobre uma abordagem de identidade de gênero e sexualidades na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Impressions about an approach to gender identity and sexualities in youth and adult education
Autor(es): Luiza Coutinho Martins
Katherine Sá Rodrigues
Willian Cesar de Castro Faria
Resumo: O presente trabalho compartilha reflexões a partir de uma sequência didática proposta e desenvolvida em um projeto de Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico (colégio de aplicação da UFMG). Apoiando-se na discussão e nas vivências de sujeitos de diferentes percepções de gêneros e sexualidades, este ensaio teve como objetivos principais a sensibilização de educandos e educadores em formação quanto à diversidade social, o desenvolvimento de empatia e a reflexão sobre preconceitos e estigmas sociais. Ao desenvolver este projeto acreditamos que questionar a “normalidade” pode ser uma ferramenta para a compreensão de nós mesmos e dos outros, e que a subversão dessas normas pode ser um passo a ser dado rumo a uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Abstract: The present article shares impressions about a sequence of pedagogical activities thought and developed in a youth and adult educational project, in Centro Pedagógico/UFMG (Brazil). Based on discussions and the life stories of people with different gender and sexual perceptions, this work had, as its main aims: the sensibilization of students and teachers regarding social diversity, the development of empathy and the debate about prejudice and social stigma. In developing this project, we believe that questioning “normality” can be a tool for understanding ourselves and the others, and that the subversion of these norms could take us one step closer to equality and a more inclusive society.
Assunto: Identidade de gênero
Orientação sexual
Estigma (Psicologia social)
Preconceitos
Empatia
Educação de jovens e adultos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.29380/2020.14.05.10
URI: http://hdl.handle.net/1843/50935
Data do documento: Set-2020
metadata.dc.url.externa: http://educonse.com.br/xivcoloquio/anais/
metadata.dc.relation.ispartof: Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade"
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre uma Abordagem de Identidade de Gênero e Sexualidades na Educação de Jovens e Adultos.pdf310.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.