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http://hdl.handle.net/1843/51361
Type: | Tese |
Title: | Só à distância mostra-se os dentes: pequena história visual da guerra contra o Paraguai |
Authors: | Hortência Nunes Abreu |
First Advisor: | Maria Angélica Melendi de Biasizzo |
First Referee: | Eduardo Antonio de Jesus |
Second Referee: | Silvia Dolinko |
Third Referee: | Inês Karin Linke Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sara del Carmen Rojo de la Rosa |
Abstract: | A tese apresenta uma análise sobre parte do arquivo visual produzido no contexto da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), mais conhecida como Guerra do Paraguai, que foi a maior guerra ocorrida no continente Sul-Americano, envolvendo quatro países do cone Sul, sendo eles Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Essas imagens nos interessam, na medida em que se situam dentro de um repertório visual e de uma tradição de representação da violência na América Latina. Este trabalho também envolve o estudo dessas representações a partir de fórmulas de representação, na esteira do pensamento de Aby Warburg (1866 – 1929), que além de permitir inserir as imagens em uma leitura histórica, também possibilita compreender o fenômeno da expressão e seus limites, em contextos de violência. O desenvolvimento da tese é realizado a partir da instalação Só à distância mostra-se os dentes (2018), feita em parceria com o artista Ricardo Burgarelli (1990 –), no Centro Cultural São Paulo, e que problematiza a memória sobre o conflito a partir do presente. Para essa abordagem e também para a análise das imagens, recorre-se ao pensamento de Bertolt Brecht (1898 – 1956), o qual fornece não só muitas reflexões sobre imagens produzidas em contextos de guerra (mais especificamente a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais) mas também sua forma de pensar a imagem dentro do projeto para uma arte dialética. |
Abstract: | La tesis presenta un análisis de parte del archivo visual producido en el contexto de la Guerra de la Triple Alianza (1864-1870), más conocida como la Guerra del Paraguay, que fue la más grande que tuvo lugar en el continente sudamericano, involucrando cuatro países del Cono Sur, siendo Brasil, Paraguay, Argentina y Uruguay. Estas imágenes nos interesan, pues toman parte en un repertorio visual y de una tradición de representación de la violencia en América Latina. Este trabajo implica también el estudio de estas representaciones a partir de fórmulas de representación, siguiendo la estela del pensamiento de Aby Warburg (1866 - 1929), que además de permitir la inserción de imágenes en una lectura histórica, también posibilita comprender el fenómeno de la expresión y sus límites, en contextos de violencia. El desarrollo de la tesis se realiza a partir de la instalación Só à distância mostra-se os dentes (2018), realizada con el artista Ricardo Burgarelli (1990 –), en el Centro Cultural São Paulo, y que problematiza la memoria del conflicto en el presente. Para este abordaje y también para el análisis de las imágenes, se utiliza el pensamiento de Bertolt Brecht (1898 – 1956), que aporta no solo muchas reflexiones sobre las imágenes producidas en contextos de guerra (más específicamente la Primera y Segunda Guerra Mundial) sino también su forma de pensar la imagen dentro del proyecto de un arte dialéctico. |
Subject: | Brecht, Bertolt, 1898-1956 América Latina Paraguai, Guerra do, 1864-1870 Arte e sociedade - Brasil - Crítica Arte brasileira |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51361 |
Issue Date: | 20-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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