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http://hdl.handle.net/1843/51478
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A Produção textual no livro de língua portuguesa do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Joseval dos Reis Miranda |
primer Tutor: | Leiva de Figueiredo Viana Leal. |
primer miembro del tribunal : | Leiva de Figueiredo Viana Leal |
Segundo miembro del tribunal: | Graciele Martins Lourenço |
Tercer miembro del tribunal: | Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
Resumen: | O propósito deste estudo foi compreender como a produção textual é apresentada no livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano, da Educação de Jovens e Adultos. Este objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: revisitar as principais contribuições teóricas contemporâneas que amparam o ensino de produção textual na escola; analisar como se apresenta a produção textual, no livro didático do 9º ano de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos; e propor orientações pedagógicas para o ensino de produção de texto na Educação de Jovens e Adultos e consequente desenvolvimento dos alunos na competência discursiva escrita. A metodologia de pesquisa utilizada privilegiou a abordagem qualitativa, por meio do estudo intrínseco. Foi utilizada a análise documental ao examinar os livros didáticos para Educação de Jovens e Adultos adotados na rede municipal de João Pessoa-Paraíba. Os diálogos com as referências teóricas pautaram-se nos eixos: produção textual e a Educação de Jovens e Adultos; além dos documentos oficiais consultados, como: Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e outros. Os principais resultados da pesquisa apontam que, os livros analisados deixam a desejar no quesito da produção de textos em aspectos como: número reduzido de atividades, que orientam a produção, aulas aligeiradas, pouco espaço para os/às estudantes reescreverem os textos, poucos exemplos dos gêneros pedidos na produção escrita, número escasso de possibilidade para o trabalho com os diversos gêneros textuais, dirigidos aos/as estudantes dessa modalidade, além de se distanciarem das condições de produção proposta por Geraldi (2017). Constatou-se que o trabalho com a produção textual apresentada nos livros didáticos de Língua Portuguesa, do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos, examinados deixa lacunas no que preconiza os documentos curriculares orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular. Estima-se que as ponderações aqui iniciadas e apresentadas sejam provocantes e provocadoras de novas reflexões, com vistas ao aperfeiçoamento da relação da produção textual na Educação de Jovens e Adultos. |
Asunto: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51478 |
Fecha del documento: | 2-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Língua Portuguesa |
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