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dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Leal.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.contributor.referee1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.referee2Graciele Martins Lourençopt_BR
dc.contributor.referee3Maria Flor de Maio Barbosa Benficapt_BR
dc.creatorJoseval dos Reis Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-03T12:57:32Z-
dc.date.available2023-04-03T12:57:32Z-
dc.date.issued2023-03-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51478-
dc.description.resumoO propósito deste estudo foi compreender como a produção textual é apresentada no livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano, da Educação de Jovens e Adultos. Este objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: revisitar as principais contribuições teóricas contemporâneas que amparam o ensino de produção textual na escola; analisar como se apresenta a produção textual, no livro didático do 9º ano de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos; e propor orientações pedagógicas para o ensino de produção de texto na Educação de Jovens e Adultos e consequente desenvolvimento dos alunos na competência discursiva escrita. A metodologia de pesquisa utilizada privilegiou a abordagem qualitativa, por meio do estudo intrínseco. Foi utilizada a análise documental ao examinar os livros didáticos para Educação de Jovens e Adultos adotados na rede municipal de João Pessoa-Paraíba. Os diálogos com as referências teóricas pautaram-se nos eixos: produção textual e a Educação de Jovens e Adultos; além dos documentos oficiais consultados, como: Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e outros. Os principais resultados da pesquisa apontam que, os livros analisados deixam a desejar no quesito da produção de textos em aspectos como: número reduzido de atividades, que orientam a produção, aulas aligeiradas, pouco espaço para os/às estudantes reescreverem os textos, poucos exemplos dos gêneros pedidos na produção escrita, número escasso de possibilidade para o trabalho com os diversos gêneros textuais, dirigidos aos/as estudantes dessa modalidade, além de se distanciarem das condições de produção proposta por Geraldi (2017). Constatou-se que o trabalho com a produção textual apresentada nos livros didáticos de Língua Portuguesa, do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos, examinados deixa lacunas no que preconiza os documentos curriculares orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular. Estima-se que as ponderações aqui iniciadas e apresentadas sejam provocantes e provocadoras de novas reflexões, com vistas ao aperfeiçoamento da relação da produção textual na Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLivro didático de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA Produção textual no livro de língua portuguesa do 9º ano da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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