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http://hdl.handle.net/1843/51478
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Leiva de Figueiredo Viana Leal. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5179640093644398 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leiva de Figueiredo Viana Leal | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Graciele Martins Lourenço | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Flor de Maio Barbosa Benfica | pt_BR |
dc.creator | Joseval dos Reis Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T12:57:32Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T12:57:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51478 | - |
dc.description.resumo | O propósito deste estudo foi compreender como a produção textual é apresentada no livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano, da Educação de Jovens e Adultos. Este objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: revisitar as principais contribuições teóricas contemporâneas que amparam o ensino de produção textual na escola; analisar como se apresenta a produção textual, no livro didático do 9º ano de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos; e propor orientações pedagógicas para o ensino de produção de texto na Educação de Jovens e Adultos e consequente desenvolvimento dos alunos na competência discursiva escrita. A metodologia de pesquisa utilizada privilegiou a abordagem qualitativa, por meio do estudo intrínseco. Foi utilizada a análise documental ao examinar os livros didáticos para Educação de Jovens e Adultos adotados na rede municipal de João Pessoa-Paraíba. Os diálogos com as referências teóricas pautaram-se nos eixos: produção textual e a Educação de Jovens e Adultos; além dos documentos oficiais consultados, como: Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e outros. Os principais resultados da pesquisa apontam que, os livros analisados deixam a desejar no quesito da produção de textos em aspectos como: número reduzido de atividades, que orientam a produção, aulas aligeiradas, pouco espaço para os/às estudantes reescreverem os textos, poucos exemplos dos gêneros pedidos na produção escrita, número escasso de possibilidade para o trabalho com os diversos gêneros textuais, dirigidos aos/as estudantes dessa modalidade, além de se distanciarem das condições de produção proposta por Geraldi (2017). Constatou-se que o trabalho com a produção textual apresentada nos livros didáticos de Língua Portuguesa, do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos, examinados deixa lacunas no que preconiza os documentos curriculares orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular. Estima-se que as ponderações aqui iniciadas e apresentadas sejam provocantes e provocadoras de novas reflexões, com vistas ao aperfeiçoamento da relação da produção textual na Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A Produção textual no livro de língua portuguesa do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
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