Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51892
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Indicadores de retenção e rotatividade dos docentes da educação básica
Título(s) alternativo(s): Retention and turnover indicators of basic education teachers
Indicateurs de rétention et de rotation des enseignants du primaire et du secondaire
Indicadores de retención y rotación de los docentes de educación básica
Autor(es): Edmilson Antonio Pereira Junior
Dalila Andrade Oliveira
Resumen: Este artigo propõe medidas que permitem conhecer um fenômeno bastante recorrente nos estabelecimentos de ensino: a retenção e a rotatividade docente. Os fatores relacionados a essas medidas variam desde uma mobilidade interna às redes de ensino até o abandono da profissão. São utilizados os dados do Censo Escolar, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep –, referentes a 2012 e 2013. Esses indicadores permitem: fornecer visão sistêmica da capacidade do sistema de educação nacional de garantir a permanência dos docentes nos estabelecimentos de ensino; contextualizar estudos e pesquisas da área da educação; e prover dados para analisar os fatores preditores e resultantes.
Abstract: This article provides resources to understand a recurring phenomenon in schools teacher retention and turnover. The factors related to these resources range from educational system internal mobility to the withdraw of the profession. School census data from the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – Inep – for the years 2012 and 2013 are used. These indicators allow a systemic vision of the abilitiy of the national education systems to ensure teachers permanence: provide background to educational studies and research and data to analyse predicting and resulting factors.
Asunto: Professores
Emprego
Indicadores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/198053143370
URI: http://hdl.handle.net/1843/51892
Fecha del documento: 21-jun-2016
metadata.dc.url.externa: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3370
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos De Pesquisa
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
indicadoresderetençãoerotatividade.pdf366.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.