Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51902
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as)
Título(s) alternativo(s): The New Public Management in the school context and the dilemmas of the principals
La Nueva Gestión Pública en el contexto escolar y los dilemas de los/las directores(as)
Autor(es): Dalila Andrade Oliveira
Alexandre William Barbosa Duarte
Ana Maria Clementino Jesus e Silva
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa que tem como foco a percepção das direções escolares sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos na gestão e na organização da escola. Nas últimas décadas, as políticas públicas em educação no Brasil vêm sofrendo importante mudança de paradigma, que busca reorientar os objetivos, os processos de trabalho e as finalidades das escolas públicas. Essas políticas têm imposto uma regulação centrada na avaliação externa como parâmetro para medir a eficiência da gestão escolar, da qual depende seu financiamento. Essa regulação encontra seu fundamento na Nova Gestão Pública (NGP).
Abstract: The article presents the results of a research that focus on the school principals’ perception of the changes that have occurred in recent years in the management and organization of the school. In the last decades, the public policies in education in Brazil have undergone an important paradigm shift that seeks to reorient the goals, the work processes, and the purposes of public schools. These policies have imposed a regulation centered on the external evaluation as a parameter to measure the efficiency of the school management, on which its financing depends. This regulation is based on the New Public Management (NPM).
Assunto: Gestão escolar
Diretores escolares
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79303
URI: http://hdl.handle.net/1843/51902
Data do documento: 31-Dez-2017
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79303
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anovagestãopúblicanocontexto.pdf292.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.