Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51957
Type: Tese
Title: Aquilo dos mortos que não pode ser enterrado: memória e espectro em Mia Couto
Authors: Jaqueline de Almeida Freitas
First Advisor: Maria Zilda Ferreira Cury
First Referee: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis
Second Referee: Elcio Loureiro Cornelsen
Third Referee: Terezinha Taborda Moreira
metadata.dc.contributor.referee4: Edgar Cézar Nolasco dos Santos
Abstract: Busca-se estabelecer uma leitura dos fantasmas representados na obra de Mia Couto a partir da relação entre o conceito de espectro, desenvolvido por Jacques Derrida, e do xipoco, figura própria do universo mágico-religioso de sociedades negro-africanas bantu. A partir da leitura de três romances do escritor moçambicano, A varanda do frangipani (1996), Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra (2002) e A confissão da leoa (2012), esboçaremos um estudo acerca da constituição identitária híbrida do fantasma e do papel que essa figura desempenha em favor da sobrevivência de memórias de violência que foram recalcadas pela narrativa hegemônica. Nessa perspectiva, serão privilegiados debates referentes ao tema do pós-colonial e das políticas da memória. Nosso principal referencial teórico é Jacques Derrida, Homi K. Bhabha, Walter Mignolo, Frantz Fanon, Yves Valentin Mudimbe, Achille Mbembe, Sigmund Freud, Michel Pollak, Márcio Seligmann Silva, entre outros.
Abstract: We intent to stablish an analysis of the ghosts represented in Mia Couto’s work based in the link between the concept of spectrum, developed by Jacques Derrida, and the xipoco, a characteristic figure of the magical-religious universe of the bantu african’s society. Based on the reading of three novels by the Mozambican writer, Under the frangipani (2001), Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra (2002), and Confession of the Lioness (2015), we also hold a study on the hybrid identity of the ghosts and the role that this figure plays in favor of the survival memories of violence that were repressed by the hegemonic narratives. From this perspective, will be privileged discussions about the postcolonial and memory politics. Our study will be based in the Works of Jacques Derrida, Homi K. Bhabha, Walter Mignolo, Frantz Fanon, Yves Valentin Mudimbe, Achille Mbembe, Sigmund Freud, Michel Pollak, Mácio Seligmann Silva and others.
Subject: Couto, Mia, 1955- – Confissão da leoa – Crítica e interpretação
Couto, Mia, 1955- – Rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra – Crítica e interpretação
Couto, Mia, 1955- – Varanda do frangipani – Crítica e interpretação
Ficção moçambicana – História e crítica
Fantasmas na literatura
Memória na literatura
Luto na literatura
Morte na literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51957
Issue Date: 3-Feb-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AQUILO DOS MORTOS QUE NÃO PODE SER ENTERRADO (VERSÃO DEFINITIVA).pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.