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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O Programa PDE Escola na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais: Uma Análise dos Desafios e Contribuições para a Gestão Pedagógica
Autor(es): Leise de Paula Reislima
Suzana Dos Santos Gomes
Resumen: O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) foi fortemente influenciado pelo avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e, consequentemente, sofreu alterações no decorrer de sua trajetória. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a implementação do PDE Escola na Rede PúblicaEstadualdeEnsinodeMinasGerais(RPEE-MG).Ainvestigaçãofoirealizadaapartir da pesquisa de campo de abordagem qualitativa, associada à pesquisa documental e bibliográfica. O objetivo do presente texto é analisar os resultados obtidos por uma das escolas mineiras priorizada pelo governo federal e a relação da gestão com a interatividade do programanaplataformavirtualdoMinistériodaEducação. Constatou-sequeaintroduçãodas TDIC no contexto escolar favoreceu a disseminação do PDE Escola e otimizou a elaboraçãodoplanodeaçãopelosprofissionaisdaescolapesquisada. Osresultadosrevelaramque o financiamento do governo federal foi descentralizado com mais celeridade, e que houve melhoria na infraestrutura física e da gestão pedagógica da escola. Espera-se que esse estudo contribua com futuras pesquisas relacionadas ao tema, como PDE Escola e TDIC, como política pública nacional de apoio à gestão.
Abstract: The Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola [School Development Plan] was stronglyinfluencedbytheadvanceofDigitalInformationandCommunicationTechnology (DICT) and consequently passed through modifications along its trajectory. In that sense, this work presents results from a research on the implementation of PDE Escola on the PublicStateEducationSystemofMinasGerais(RPEE-MG).Theinvestigationwascarried from a field research of qualitative approach, associated to documental research and literature review. The aim of the present text is to analyze the results achieved by the school prioritized by the Brazilian federal government and the relationship of management with the interactivity of the program on the virtual platform of Brazil’s Education Ministry. We verifiedthattheintroductionofDICT’satschoolcontextfavoredthedisseminationofPDE Escola and optimized the elaboration of the action plan by the school staff. The results showed that federal government funding was decentralized more quickly and that there was improvement in the physical infrastructure and the pedagogical management of the school. We hope that this study contributes with future research related to the theme, such as PDE Escola and DICT, as a national public policy for management support.
Asunto: Políticas Públicas
Gestão Escolar
Tecnologia Digital
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p60-72
URI: http://hdl.handle.net/1843/52008
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/18893
metadata.dc.relation.ispartof: Abakós
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