Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/52011
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Entre o discurso e a prática docente: interfaces do programa de avaliação da aprendizagem escolar (PAAE)
Autor(es): Alex de Oliveira Fernandes
Suzana dos Santos Gomes
Resumen: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) implementado na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, que envolveu, na coleta de dados, a aplicação de questionário estruturado junto a professores de História do Ensino Médio. Na organização do texto, descreve-se e analisa-se o processo de implementação do Paae, ocorrido entre 2005 e 2016, as especificidades do programa, a metodologia empregada e a análise crítica das categorias avaliação, currículo e prática docente. Os resultados revelam uma assimetria entre o discurso e a prática. Embora a maioria dos professores utilize o Paae, no papel de política pública de avaliação, ele não tem alcançado os resultados esperados pelos gestores e idealizadores.
Asunto: Políticas Públicas
Ensino Médio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801613
URI: http://hdl.handle.net/1843/52011
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/vtTW6gNZmvCjYCQ6yyBNKMm/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Ensaio avaliação e políticas públicas em educação
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