Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52011
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alex de Oliveira Fernandes | pt_BR |
dc.creator | Suzana dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T20:42:48Z | - |
dc.date.available | 2023-04-14T20:42:48Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.citation.volume | 28 | pt_BR |
dc.citation.issue | 107 | pt_BR |
dc.citation.spage | 386 | pt_BR |
dc.citation.epage | 406 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801613 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52011 | - |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) implementado na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, que envolveu, na coleta de dados, a aplicação de questionário estruturado junto a professores de História do Ensino Médio. Na organização do texto, descreve-se e analisa-se o processo de implementação do Paae, ocorrido entre 2005 e 2016, as especificidades do programa, a metodologia empregada e a análise crítica das categorias avaliação, currículo e prática docente. Os resultados revelam uma assimetria entre o discurso e a prática. Embora a maioria dos professores utilize o Paae, no papel de política pública de avaliação, ele não tem alcançado os resultados esperados pelos gestores e idealizadores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ensaio avaliação e políticas públicas em educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Externa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.other | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Entre o discurso e a prática docente: interfaces do programa de avaliação da aprendizagem escolar (PAAE) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.scielo.br/j/ensaio/a/vtTW6gNZmvCjYCQ6yyBNKMm/?lang=pt | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8660-1741 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Entre o discurso e a prática docente interfaces do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae).pdf | 337.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.