Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlex de Oliveira Fernandespt_BR
dc.creatorSuzana dos Santos Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T20:42:48Z-
dc.date.available2023-04-14T20:42:48Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.issue107pt_BR
dc.citation.spage386pt_BR
dc.citation.epage406pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801613pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52011-
dc.description.resumoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) implementado na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, que envolveu, na coleta de dados, a aplicação de questionário estruturado junto a professores de História do Ensino Médio. Na organização do texto, descreve-se e analisa-se o processo de implementação do Paae, ocorrido entre 2005 e 2016, as especificidades do programa, a metodologia empregada e a análise crítica das categorias avaliação, currículo e prática docente. Os resultados revelam uma assimetria entre o discurso e a prática. Embora a maioria dos professores utilize o Paae, no papel de política pública de avaliação, ele não tem alcançado os resultados esperados pelos gestores e idealizadores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio avaliação e políticas públicas em educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação Externapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.otherPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino Médiopt_BR
dc.titleEntre o discurso e a prática docente: interfaces do programa de avaliação da aprendizagem escolar (PAAE)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/ensaio/a/vtTW6gNZmvCjYCQ6yyBNKMm/?lang=ptpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8660-1741pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.