Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52011
Type: Artigo de Periódico
Title: Entre o discurso e a prática docente: interfaces do programa de avaliação da aprendizagem escolar (PAAE)
Authors: Alex de Oliveira Fernandes
Suzana dos Santos Gomes
Abstract: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) implementado na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, que envolveu, na coleta de dados, a aplicação de questionário estruturado junto a professores de História do Ensino Médio. Na organização do texto, descreve-se e analisa-se o processo de implementação do Paae, ocorrido entre 2005 e 2016, as especificidades do programa, a metodologia empregada e a análise crítica das categorias avaliação, currículo e prática docente. Os resultados revelam uma assimetria entre o discurso e a prática. Embora a maioria dos professores utilize o Paae, no papel de política pública de avaliação, ele não tem alcançado os resultados esperados pelos gestores e idealizadores.
Subject: Políticas Públicas
Ensino Médio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801613
URI: http://hdl.handle.net/1843/52011
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/vtTW6gNZmvCjYCQ6yyBNKMm/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Ensaio avaliação e políticas públicas em educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.