Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52013
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil
Autor(es): Suzana Dos Santos Gomes
Domingos Fernandes
Sandra Zákia Sousa
Resumo: Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.
Abstract: Esta investigación estudió las políticas de formación inicial de docentes articuladas a las políticas de evaluación de curso implementadas en Portugal y Brasil en las últimas décadas. Se trata de una investigación descriptivo-analítica de abordaje cualitativo, cuya fuente de datos involucró revisión de literatura, investigación documental y entrevistas con profesores investigadores del área. Los resultados revelaron que la formación inicial docente se ha configurado de manera compleja en los dos países, en virtud de las políticas educacionales que se implantaron. De este modo la formación docente también ha sido considerada como una política esencial para el desarrollo de la calidad en los sistemas educacionales.
Assunto: Política Educacional
Avaliação Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8437
URI: http://hdl.handle.net/1843/52013
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8437
metadata.dc.relation.ispartof: Estudos em Avaliação Educacional
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REGULAÇÃO DE CURSOS EM PORTUGAL E NO BRASIL.pdf356.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.