Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSuzana Dos Santos Gomespt_BR
dc.creatorDomingos Fernandespt_BR
dc.creatorSandra Zákia Sousapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T20:43:45Z-
dc.date.available2023-04-14T20:43:45Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue2021pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage25pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18222/eae.v32.8437pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52013-
dc.description.abstractEsta investigación estudió las políticas de formación inicial de docentes articuladas a las políticas de evaluación de curso implementadas en Portugal y Brasil en las últimas décadas. Se trata de una investigación descriptivo-analítica de abordaje cualitativo, cuya fuente de datos involucró revisión de literatura, investigación documental y entrevistas con profesores investigadores del área. Los resultados revelaron que la formación inicial docente se ha configurado de manera compleja en los dos países, en virtud de las políticas educacionales que se implantaron. De este modo la formación docente también ha sido considerada como una política esencial para el desarrollo de la calidad en los sistemas educacionales.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectFormação Inicial de professorespt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subject.otherPolítica Educacionalpt_BR
dc.subject.otherAvaliação Educacionalpt_BR
dc.titlePolíticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8437pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8660-1741pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3713-6484pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5171-8301pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REGULAÇÃO DE CURSOS EM PORTUGAL E NO BRASIL.pdf356.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.