Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Suzana Dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.creator | Domingos Fernandes | pt_BR |
dc.creator | Sandra Zákia Sousa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T20:43:45Z | - |
dc.date.available | 2023-04-14T20:43:45Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.volume | 32 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2021 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 25 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18222/eae.v32.8437 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52013 | - |
dc.description.abstract | Esta investigación estudió las políticas de formación inicial de docentes articuladas a las políticas de evaluación de curso implementadas en Portugal y Brasil en las últimas décadas. Se trata de una investigación descriptivo-analítica de abordaje cualitativo, cuya fuente de datos involucró revisión de literatura, investigación documental y entrevistas con profesores investigadores del área. Los resultados revelaron que la formación inicial docente se ha configurado de manera compleja en los dos países, en virtud de las políticas educacionales que se implantaron. De este modo la formación docente también ha sido considerada como una política esencial para el desarrollo de la calidad en los sistemas educacionales. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Estudos em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.subject | Portugal | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.title | Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8437 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8660-1741 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3713-6484 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5171-8301 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REGULAÇÃO DE CURSOS EM PORTUGAL E NO BRASIL.pdf | 356.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.