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http://hdl.handle.net/1843/52052
Tipo: | Tese |
Título: | Desenvoltura algébrica e o ensino aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral: uma análise sociológica |
Autor(es): | Telma Cristina Pimenta de Freitas |
Primeiro Orientador: | Cláudio Marques Martins Nogueira |
Primeiro membro da banca : | Samira Zaidan |
Segundo membro da banca: | Nilson José Machado |
Terceiro membro da banca: | Marco Antônio Escher |
Quarto membro da banca: | Priscila de Oliveira Coutinho |
Quinto membro da banca: | Claudio Marques Martins Nogueira |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar os problemas do ensino aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral , de uma perspectiva sociológica. O ensino do Cálculo Diferencial e Integral apresenta conhecidos problemas, incluindo altos índices de reprovação. Embora essas dificuldades sejam largamente estudadas pela literatura, falta um consenso sobre as razões por trás dos problemas enfrentados pela disciplina, sendo consensual que a falta de desenvoltura algébrica dos estudantes constitui condição desfavorável para o bom desempenho. Considerando a desenvoltura algébrica como capital cultural no sentido bourdiesiano, estudamos o perfil socioeconômico de 6 turmas de Cálculo Diferencial e Integral na UFMG, mostrando como alunos de classes populares apresentam maiores dificuldades. Mostrou-se como o índice de sobrevivência na disciplina é menor para alunos cotistas em sua maioria de origem popular. Procurando compreender as razões de sucesso e fracasso na disciplina, empreendemos uma sociologia em nível individual. A luz da teoria de Bernard Lahire, o trabalho é completado com 8 retratos sociológicos, que mostram como matrizes de socialização, notadamente a família, são importantes para a resiliência dos estudantes e como a trajetória de estudantes de camadas populares não está indelevelmente marcada pela sua origem social. A cada um dos entrevistados foi atribuído o nome de um personagem literário. Acreditamos , com isso, destacar uma característica típica do entrevistado, responsável em certa medida pelo seu sucesso ou fracasso, abrindo com essa nomeação um trabalho amplo e complexo de interpretação. |
Assunto: | Educação Matemática - Estudo e ensino (Ensino superior) - Aspectos sociais Cálculo - Estudo e ensino Cálculo diferencial - Capacidade de aprendizagem - Aspectos sociais Cálculo integral - Capacidade de aprendizagem - Aspectos sociais Capacidade matemática - Aspectos sociais Estudantes universitários - Capacidade de aprendizagem Estudantes universitários - Capacidade matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52052 |
Data do documento: | 25-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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