Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52052
Type: Tese
Title: Desenvoltura algébrica e o ensino aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral: uma análise sociológica
Authors: Telma Cristina Pimenta de Freitas
First Advisor: Cláudio Marques Martins Nogueira
First Referee: Samira Zaidan
Second Referee: Nilson José Machado
Third Referee: Marco Antônio Escher
metadata.dc.contributor.referee4: Priscila de Oliveira Coutinho
metadata.dc.contributor.referee5: Claudio Marques Martins Nogueira
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar os problemas do ensino aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral , de uma perspectiva sociológica. O ensino do Cálculo Diferencial e Integral apresenta conhecidos problemas, incluindo altos índices de reprovação. Embora essas dificuldades sejam largamente estudadas pela literatura, falta um consenso sobre as razões por trás dos problemas enfrentados pela disciplina, sendo consensual que a falta de desenvoltura algébrica dos estudantes constitui condição desfavorável para o bom desempenho. Considerando a desenvoltura algébrica como capital cultural no sentido bourdiesiano, estudamos o perfil socioeconômico de 6 turmas de Cálculo Diferencial e Integral na UFMG, mostrando como alunos de classes populares apresentam maiores dificuldades. Mostrou-se como o índice de sobrevivência na disciplina é menor para alunos cotistas em sua maioria de origem popular. Procurando compreender as razões de sucesso e fracasso na disciplina, empreendemos uma sociologia em nível individual. A luz da teoria de Bernard Lahire, o trabalho é completado com 8 retratos sociológicos, que mostram como matrizes de socialização, notadamente a família, são importantes para a resiliência dos estudantes e como a trajetória de estudantes de camadas populares não está indelevelmente marcada pela sua origem social. A cada um dos entrevistados foi atribuído o nome de um personagem literário. Acreditamos , com isso, destacar uma característica típica do entrevistado, responsável em certa medida pelo seu sucesso ou fracasso, abrindo com essa nomeação um trabalho amplo e complexo de interpretação.
Subject: Educação
Matemática - Estudo e ensino (Ensino superior) - Aspectos sociais
Cálculo - Estudo e ensino
Cálculo diferencial - Capacidade de aprendizagem - Aspectos sociais
Cálculo integral - Capacidade de aprendizagem - Aspectos sociais
Capacidade matemática - Aspectos sociais
Estudantes universitários - Capacidade de aprendizagem
Estudantes universitários - Capacidade matemática
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52052
Issue Date: 25-Oct-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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