Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52052
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dc.contributor.advisor1Cláudio Marques Martins Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616623900584215pt_BR
dc.contributor.referee1Samira Zaidanpt_BR
dc.contributor.referee2Nilson José Machadopt_BR
dc.contributor.referee3Marco Antônio Escherpt_BR
dc.contributor.referee4Priscila de Oliveira Coutinhopt_BR
dc.contributor.referee5Claudio Marques Martins Nogueirapt_BR
dc.creatorTelma Cristina Pimenta de Freitaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2900709684211225pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-17T11:46:47Z-
dc.date.available2023-04-17T11:46:47Z-
dc.date.issued2021-10-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52052-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar os problemas do ensino aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral , de uma perspectiva sociológica. O ensino do Cálculo Diferencial e Integral apresenta conhecidos problemas, incluindo altos índices de reprovação. Embora essas dificuldades sejam largamente estudadas pela literatura, falta um consenso sobre as razões por trás dos problemas enfrentados pela disciplina, sendo consensual que a falta de desenvoltura algébrica dos estudantes constitui condição desfavorável para o bom desempenho. Considerando a desenvoltura algébrica como capital cultural no sentido bourdiesiano, estudamos o perfil socioeconômico de 6 turmas de Cálculo Diferencial e Integral na UFMG, mostrando como alunos de classes populares apresentam maiores dificuldades. Mostrou-se como o índice de sobrevivência na disciplina é menor para alunos cotistas em sua maioria de origem popular. Procurando compreender as razões de sucesso e fracasso na disciplina, empreendemos uma sociologia em nível individual. A luz da teoria de Bernard Lahire, o trabalho é completado com 8 retratos sociológicos, que mostram como matrizes de socialização, notadamente a família, são importantes para a resiliência dos estudantes e como a trajetória de estudantes de camadas populares não está indelevelmente marcada pela sua origem social. A cada um dos entrevistados foi atribuído o nome de um personagem literário. Acreditamos , com isso, destacar uma característica típica do entrevistado, responsável em certa medida pelo seu sucesso ou fracasso, abrindo com essa nomeação um trabalho amplo e complexo de interpretação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCálculo Diferencial e Integralpt_BR
dc.subjectSociologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensino (Ensino superior) - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherCálculo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCálculo diferencial - Capacidade de aprendizagem - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherCálculo integral - Capacidade de aprendizagem - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherCapacidade matemática - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitários - Capacidade de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitários - Capacidade matemáticapt_BR
dc.titleDesenvoltura algébrica e o ensino aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral: uma análise sociológicapt_BR
dc.typeTesept_BR
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