Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52060
Tipo: Dissertação
Título: A representação do negro e da negra em Olhos d'água: sujeitos de dor, luta e esperança
Autor(es): Túlio Romualdo Magalhães
Primeiro Orientador: Eduardo de Assis Duarte
Primeiro membro da banca : Constância Lima Duarte
Segundo membro da banca: Rafaela Kelsen Dias
Resumo: A obra evaristiana, cada vez mais, vem chamando a atenção da crítica literária e do público leitor. No primeiro caso, salta aos olhos o crescente número de dissertações, teses e outros trabalhos acadêmicos que se dedicam a analisar os contos, romances e a poesia de Conceição Evaristo. Nesse sentido, este estudo investiga de que forma se dá a representação do sujeito negro nos contos da antologia Olhos d’água (EVARISTO, 2016), da escritora mineira. Para tanto, os estudos sobre o debate feminista negro contemporâneo, a discussão em torno da literatura afro-brasileira e os conceitos de memória e identidade funcionaram como chaves de leitura que auxiliaram na análise do corpus. Ademais, promoveu-se uma leitura crítica dos contos de Olhos d’água presentes no livro. Por fim, verificou-se que Evaristo, a partir de uma linguagem potente e profunda, lança mão de um amplo repertório a fim de representar o sujeito negro por meio da dor, da luta e da esperança.
Abstract: Evaristo's work has increasingly drawn the attention of literary critics and the reading public. In the first case, the growing number of dissertations, theses, and other academic works dedicated to analyzing Evaristo's short stories, novels, and poetry stands out. In this sense, this study investigates how the black subject is represented in the short stories from the anthology Olhos d’água (EVARISTO, 2016) by the Brazilian writer Conceição Evaristo. For that, studies on the contemporary black feminist debate, the discussion around Afro-Brazilian literature, and the concepts of memory and identity worked as reading keys that helped in the analysis of the corpus. Furthermore, a critical reading of short stories from Olhos d'água was promoted. Finally, it was found that Evaristo, from a powerful and profound language, makes use of a wide repertoire to represent the black subject through pain, struggle, and hope.
Assunto: Evaristo, Conceição, 1946- – Olhos d’água – Crítica e interpretação
Contos brasileiros – História e crítica
Negros na literatura
Mulheres na literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52060
Data do documento: 9-Fev-2023
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