Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eduardo de Assis Duartept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4231604049505722pt_BR
dc.contributor.referee1Constância Lima Duartept_BR
dc.contributor.referee2Rafaela Kelsen Diaspt_BR
dc.creatorTúlio Romualdo Magalhãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1614263440782859pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-17T13:17:42Z-
dc.date.available2023-04-17T13:17:42Z-
dc.date.issued2023-02-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52060-
dc.description.abstractEvaristo's work has increasingly drawn the attention of literary critics and the reading public. In the first case, the growing number of dissertations, theses, and other academic works dedicated to analyzing Evaristo's short stories, novels, and poetry stands out. In this sense, this study investigates how the black subject is represented in the short stories from the anthology Olhos d’água (EVARISTO, 2016) by the Brazilian writer Conceição Evaristo. For that, studies on the contemporary black feminist debate, the discussion around Afro-Brazilian literature, and the concepts of memory and identity worked as reading keys that helped in the analysis of the corpus. Furthermore, a critical reading of short stories from Olhos d'água was promoted. Finally, it was found that Evaristo, from a powerful and profound language, makes use of a wide repertoire to represent the black subject through pain, struggle, and hope.pt_BR
dc.description.resumoA obra evaristiana, cada vez mais, vem chamando a atenção da crítica literária e do público leitor. No primeiro caso, salta aos olhos o crescente número de dissertações, teses e outros trabalhos acadêmicos que se dedicam a analisar os contos, romances e a poesia de Conceição Evaristo. Nesse sentido, este estudo investiga de que forma se dá a representação do sujeito negro nos contos da antologia Olhos d’água (EVARISTO, 2016), da escritora mineira. Para tanto, os estudos sobre o debate feminista negro contemporâneo, a discussão em torno da literatura afro-brasileira e os conceitos de memória e identidade funcionaram como chaves de leitura que auxiliaram na análise do corpus. Ademais, promoveu-se uma leitura crítica dos contos de Olhos d’água presentes no livro. Por fim, verificou-se que Evaristo, a partir de uma linguagem potente e profunda, lança mão de um amplo repertório a fim de representar o sujeito negro por meio da dor, da luta e da esperança.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectClassept_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectConceição Evaristopt_BR
dc.subject.otherEvaristo, Conceição, 1946- – Olhos d’água – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherContos brasileiros – História e críticapt_BR
dc.subject.otherNegros na literaturapt_BR
dc.subject.otherMulheres na literaturapt_BR
dc.titleA representação do negro e da negra em Olhos d'água: sujeitos de dor, luta e esperançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-0421-747Xpt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A representação do negro e da negra.pdf706.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.