Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52132
Type: Monografia (especialização)
Title: Caracterização das pesquisas publicadas no brasil relacionadas à educação em enfermagem
Authors: Nayane Morais Cunha
First Advisor: Marisa Antonini Ribeiro Bastos
Abstract: O presente estudo teve como objetivo caracterizar a produção científica relacionada a educação em enfermagem no Brasil. A Biblioteca Virtual em Saúde foi utilizada como fonte de pesquisa na busca de estudos científicos para composição da população. Apos o processo de filtragem , de acordo com os criteriosa de inclusão, a amostra desta Revisão Integrativa foi constituída de 131 artigos. Dentre os diferentes temas relacionados à Educação em Enfermagem abordados nos artigos que fizeram parte da amostra, destacam-se os Currículos, os Projetos Político Pedagógicos, as diretrizes curriculares e as disciplinas dos cursos de Graduação em Enfermagem, representando 38,9% dos assuntos abordados (51 artigos). Com uma freqüência relativa de 28,2% (37 trabalhos), foram agrupados os artigos que abordavam os aspectos históricos, como também os panoramas atuais e perspectivas futuras dos cursos de enfermagem, nos diferentes estados do Brasil. Os cursos de graduação em enfermagem são os mais estudados dentre aqueles que tratam de Educação em Enfermagem, representando 82,4% (108 estudos) dos artigos analisados. A Revista Brasileira de Enfermagem, a Revista da Escola de enfermagem da USP e a Revista latino Americana de Enfermagem são os periódicos que mais publicaram artigos que compuseram a amostra desta revisão integrativa, com uma freqüência de 40,6%, 19,84% e 10,68%, respectivamente. Quanto aos delineamentos dos 131 artigos analisados, 17,55% (23) adotaram abordagens qualitativas de pesquisa,14,5% (19) definiram seu delineamento como analise documental , 11,45% (15) não especificaram o método de pesquisa e 7,63% (10) são estudos quantitativos, entre outros. Constatou- se que ha escassez de literatura com delineamentos fortes, segundo o paradigma da Pratica Baseada em Evidências. Foi também observado que poucos são os artigos que descrevem de forma clara e objetiva os delineamentos adotados.
Subject: Educação em Enfermagem
Educação Continuada
Prática Profissional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52132
Issue Date: 24-Apr-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAYANE MORAIS CUNHA.pdf988.87 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons