Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/52179
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O ensino por investigação como campo conceitual na teoria de Vergnaud |
Título(s) alternativo(s): | Inquiry teaching as conceptual fields in Vergnaud’s theory |
Autor(es): | Santer Alvares de Matos Carmen Maria de Caro Martins |
Resumen: | Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa maior que tem como objetivo investigar o impacto de um curso de especialização em Ensino de Ciências na prática docente. Apresentamos aqui uma possibilidade de compreender o ensino por investigação como campo conceitual à luz da teoria de Vergnaud. O trabalho associa o conceito de ensino por investigação aos principais conceitos da Teoria dos Campos Conceituais. Investiga-se, ainda, uma professora em formação continuada a fim de se analisar a evolução da compreensão dessa professora sobre ensino por investigação à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados contribuem com a possibilidade de se compreender o conceito de ensino por investigação como campo conceitual e também apontam para uma evolução na compreensão do conceito de ensino por investigação da professora participante da pesquisa. |
Abstract: | In this paper, we present results of a larger research which aims to investigate the impact of a graduate course in Science Teaching. Here, we present an opportunity to understand the inquiry teaching as conceptual field in Vergnaud’s theory. This research associates the concept of inquiry teaching with the main concepts of the Theory of Conceptual Fields. It still examines a teacher in continuous formation program to analyze the comprehension evolution by inquiry teaching in Theory of Conceptual Fields. The results contribute to the possibility of understanding the concept of inquiry teaching as the conceptual field. They also pointed to a comprehension evolution of teacher’s concept of inquiry teaching. |
Asunto: | Ciência - Estudo e ensino Professores - Formação Professores - Formação profissional Aprendizagem por atividades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | COPEVE - COMISSAO PERMANENTE DO VESTIBULAR CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.46814/lajdv2n5-007 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52179 |
Fecha del documento: | 30-oct-2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/65 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Latin American Journal of Development |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino por investigação como campo conceitual na teoria de Vergnaud.pdf | 364.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.