Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSanter Alvares de Matospt_BR
dc.creatorCarmen Maria de Caro Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-18T19:45:59Z-
dc.date.available2023-04-18T19:45:59Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage190pt_BR
dc.citation.epage205pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.46814/lajdv2n5-007pt_BR
dc.identifier.issn2674-9297pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52179-
dc.description.abstractIn this paper, we present results of a larger research which aims to investigate the impact of a graduate course in Science Teaching. Here, we present an opportunity to understand the inquiry teaching as conceptual field in Vergnaud’s theory. This research associates the concept of inquiry teaching with the main concepts of the Theory of Conceptual Fields. It still examines a teacher in continuous formation program to analyze the comprehension evolution by inquiry teaching in Theory of Conceptual Fields. The results contribute to the possibility of understanding the concept of inquiry teaching as the conceptual field. They also pointed to a comprehension evolution of teacher’s concept of inquiry teaching.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa maior que tem como objetivo investigar o impacto de um curso de especialização em Ensino de Ciências na prática docente. Apresentamos aqui uma possibilidade de compreender o ensino por investigação como campo conceitual à luz da teoria de Vergnaud. O trabalho associa o conceito de ensino por investigação aos principais conceitos da Teoria dos Campos Conceituais. Investiga-se, ainda, uma professora em formação continuada a fim de se analisar a evolução da compreensão dessa professora sobre ensino por investigação à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados contribuem com a possibilidade de se compreender o conceito de ensino por investigação como campo conceitual e também apontam para uma evolução na compreensão do conceito de ensino por investigação da professora participante da pesquisa.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCOPEVE - COMISSAO PERMANENTE DO VESTIBULARpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofLatin American Journal of Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleO ensino por investigação como campo conceitual na teoria de Vergnaudpt_BR
dc.title.alternativeInquiry teaching as conceptual fields in Vergnaud’s theorypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/65pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7890-8655pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5166-3603pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino por investigação como campo conceitual na teoria de Vergnaud.pdf364.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.