Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52179
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino por investigação como campo conceitual na teoria de Vergnaud
Título(s) alternativo(s): Inquiry teaching as conceptual fields in Vergnaud’s theory
Autor(es): Santer Alvares de Matos
Carmen Maria de Caro Martins
Resumo: Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa maior que tem como objetivo investigar o impacto de um curso de especialização em Ensino de Ciências na prática docente. Apresentamos aqui uma possibilidade de compreender o ensino por investigação como campo conceitual à luz da teoria de Vergnaud. O trabalho associa o conceito de ensino por investigação aos principais conceitos da Teoria dos Campos Conceituais. Investiga-se, ainda, uma professora em formação continuada a fim de se analisar a evolução da compreensão dessa professora sobre ensino por investigação à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados contribuem com a possibilidade de se compreender o conceito de ensino por investigação como campo conceitual e também apontam para uma evolução na compreensão do conceito de ensino por investigação da professora participante da pesquisa.
Abstract: In this paper, we present results of a larger research which aims to investigate the impact of a graduate course in Science Teaching. Here, we present an opportunity to understand the inquiry teaching as conceptual field in Vergnaud’s theory. This research associates the concept of inquiry teaching with the main concepts of the Theory of Conceptual Fields. It still examines a teacher in continuous formation program to analyze the comprehension evolution by inquiry teaching in Theory of Conceptual Fields. The results contribute to the possibility of understanding the concept of inquiry teaching as the conceptual field. They also pointed to a comprehension evolution of teacher’s concept of inquiry teaching.
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores - Formação profissional
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: COPEVE - COMISSAO PERMANENTE DO VESTIBULAR
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.46814/lajdv2n5-007
URI: http://hdl.handle.net/1843/52179
Data do documento: 30-Out-2020
metadata.dc.url.externa: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/65
metadata.dc.relation.ispartof: Latin American Journal of Development
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino por investigação como campo conceitual na teoria de Vergnaud.pdf364.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.