Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52301
Type: Artigo de Evento
Title: Atendimento educacional diferenciado: construindo práticas inclusivas para estudantes do Centro Pedagógico da UFMG
Authors: Andréa Morato Monteiro Fernandes
Camila Camillozi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Elânia de Oliveira
Isabela Carolina Faria de Oliveira
Abstract: O Atendimento Educacional Especializado vem sendo implementado para atender aos estudantes público alvo da educação especial matriculados no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A construção de uma escola inclusiva pressupõe o desenvolvimento de uma pedagogia diferenciada, que atenda à diversidade do seu público. Torna-se necessário assegurar o acesso, a permanência, o percurso e o sucesso no processo de escolarização dos os estudantes. Entretanto, alguns deles podem necessitar de estratégias e recursos diferenciados para que o seu direito à educação seja assegurado. Por este motivo, o Centro Pedagógico oferece o Atendimento Educacional Diferenciado na forma de apoio e de complementação. Os alunos que são atendidos na forma de apoio têm apresentado um significativo desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e comunicacionais. Aqueles que são atendidos na forma de complementação têm demonstrado motivação e interesse nos atendimentos, o que tem contribuído para o desenvolvimento desses alunos nas diferentes habilidades, com uma maior acessibilidade ao currículo escolar. O objetivo do artigo é descrever como tem sido ofertado o Atendimento Educacional Diferenciado no Centro Pedagógico. Essa proposta de Atendimento tem sido uma experiência positiva, que contribui de forma significativa para o processo de inclusão escolar dessa instituição.
Subject: Educação especial
Estudantes com deficiência
Educação inclusiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52301
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/atendimento-educacional-diferenciado-construindo-praticas-inclusivas-para-estuda?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.