Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52383
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Intervenção educativa em saúde mental com trabalhadores da indústria
Autor(es): Adriane Da Conceição Campos Padilha
Primeiro Orientador: Geralda Fortina dos Santos
Resumo: A correlação adoecimento psíquico e trabalho apresenta-se como relevante discussão no âmbito da saúde, integrando debates que sinalizam para tal dialética. Contudo, não podemos afirmar que rege a supremacia de um elemento sobre o outro, ou seja, seria o trabalho instrumento adoecedor das funções psíquicas? Ou, contrariamente, estaria a esfera do trabalho funcionando como recurso à estabilização de um sofrimento mental? Estudos apontam para a sensível interação de ambos os conceitos. Diante dessa problemática, o presente trabalho é uma proposta de intervenção educativa a ser desenvolvida em ambientes corporativos junto aos sujeitos trabalhadores, por meio de quatro oficinas temáticas, com as seguintes abordagens centrais: autoestima, gerenciamento do estresse, motivação e relacionamento interpessoal. Propõe a promoção de um momento de sensibilização sobre a importância da saúde mental no desempenho de atividades diárias e ao modo de viver e relacionar. Portanto, propõe-se contribuir, através de fundamentos da psicologia, para a implantação de oficinas em grupo, enquanto ação educativa neste cenário tão complexo e desafiador.
Abstract: This present work is a proposal of educational intervention to be developed in corporate enviroments with the workers, through four thematics workshops with the following approaches: self-esteem, stress management, motivation and interpersonal relationship. It proposes a moment of sensibilization about the importance of mental health in the execution of the daily activities and the way of living and relate to others. The correlation mental illness and work appears as relevant discussion in health, integrating discussions that signal for such dialectic. However, we cannot say governing the supremacy of a on the other element, or it would work, which causes diseases of the instrument mental functions? Or, in contrast, would be the work the sphere functioning as a resource to stabilize a mental suffering? Studies point to the sensitive interaction of both concepts. Therefore, it is proposed to contribute, through the psychological foundations, the implementation of workshops group, while educational activities in this scenario as complex and challenging.
Assunto: Saúde Mental
Trabalho
Educação
Promoção da Saúde
Motivação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52383
Data do documento: 9-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

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