Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Geralda Fortina dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897798538171823pt_BR
dc.creatorAdriane Da Conceição Campos Padilhapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-24T12:51:36Z-
dc.date.available2023-04-24T12:51:36Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/52383-
dc.description.abstractThis present work is a proposal of educational intervention to be developed in corporate enviroments with the workers, through four thematics workshops with the following approaches: self-esteem, stress management, motivation and interpersonal relationship. It proposes a moment of sensibilization about the importance of mental health in the execution of the daily activities and the way of living and relate to others. The correlation mental illness and work appears as relevant discussion in health, integrating discussions that signal for such dialectic. However, we cannot say governing the supremacy of a on the other element, or it would work, which causes diseases of the instrument mental functions? Or, in contrast, would be the work the sphere functioning as a resource to stabilize a mental suffering? Studies point to the sensitive interaction of both concepts. Therefore, it is proposed to contribute, through the psychological foundations, the implementation of workshops group, while educational activities in this scenario as complex and challenging.pt_BR
dc.description.resumoA correlação adoecimento psíquico e trabalho apresenta-se como relevante discussão no âmbito da saúde, integrando debates que sinalizam para tal dialética. Contudo, não podemos afirmar que rege a supremacia de um elemento sobre o outro, ou seja, seria o trabalho instrumento adoecedor das funções psíquicas? Ou, contrariamente, estaria a esfera do trabalho funcionando como recurso à estabilização de um sofrimento mental? Estudos apontam para a sensível interação de ambos os conceitos. Diante dessa problemática, o presente trabalho é uma proposta de intervenção educativa a ser desenvolvida em ambientes corporativos junto aos sujeitos trabalhadores, por meio de quatro oficinas temáticas, com as seguintes abordagens centrais: autoestima, gerenciamento do estresse, motivação e relacionamento interpessoal. Propõe a promoção de um momento de sensibilização sobre a importância da saúde mental no desempenho de atividades diárias e ao modo de viver e relacionar. Portanto, propõe-se contribuir, através de fundamentos da psicologia, para a implantação de oficinas em grupo, enquanto ação educativa neste cenário tão complexo e desafiador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectOficinas de grupopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde Mentalpt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPromoção da Saúdept_BR
dc.subject.otherMotivaçãopt_BR
dc.titleIntervenção educativa em saúde mental com trabalhadores da indústriapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANE DA CONCEIÇÃO CAMPOS PADILHA.pdf16.53 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons