Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52470
Type: Artigo de Periódico
Title: O princípio educativo do trabalho e a importância social da inclusão de trabalhadores com deficiência
Other Titles: The educational principle of work and the social importance of including workers with disabilities
Authors: Naim Rodrigues de Araújo
Abstract: Tem-se por objetivo ultrapassar uma compreensão do trabalho como sendo apenas uma troca mercantil e compreendê-lo como uma atividade social central à significação/ressignificação humana. Faz-se um ensaio teórico que propõe uma reflexão a partir dos conceitos de signos e instrumentos apresentados por Vygotsky em debate com o conceito de trabalho real discutido na Ergologia. A aproximação entre a Ergologia e o entendimento de Vygotsky acerca da formação social da mente permite inferir que, assim como os signos são mediadores no desenvolvimento das crianças, na vida adulta, a partir do uso de instrumentos e do contato social, o trabalho se apresenta como uma categoria central que possibilita aos humanos se desenvolverem, serem reconhecidos e se reconhecerem enquanto sujeitos. Logo, o trabalho deve ser concebido com um direito social, não como privilégio de alguns. Portanto, as pessoas com deficiência não podem ter o direito ao trabalho cerceado.
Abstract: This article aims to go beyond an understanding of work as just a commercial exchange and understand it as a social activity central to human signification/resignification. It is a theoretical essay that proposes a reflection based on the concepts of signs and instruments presented by Vygotsky in debate with the concept of real work discussed in Ergology. The approximation between Ergology and Vygotsky's understanding of the social formation of the mind allows us to infer that, just as signs are mediators in the development of children, in adult life, through the use of instruments and social contact, work becomes presents as a central category that enables humans to develop, being recognized and recognize themselves as subjects. Thus, work must be conceived as a social right, not as a privilege of some. Therefore, people with disabilities cannot have their right to work restrained.
Subject: Trabalho
Trabalho - Aspectos sociais
Integração social
Pessoas com deficiência
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6370
URI: http://hdl.handle.net/1843/52470
Issue Date: 21-Dec-2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/6370
metadata.dc.relation.ispartof: Aprender: caderno de filosofia e psicologia da educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.