Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52898
Type: Dissertação
Title: Resistir, sonhar e (sobre)viver para narrar caminhos percorridos na construção de poéticas teatrais negrorreferenciadas
Authors: Anair Patrícia Braga Moreira
First Advisor: Vinícius da Silva Lírio
Abstract: Essa pesquisa apresenta as investigações de poéticas artístico-pedagógicas negrorreferenciadas em diálogo com a lei 10.639/03, a partir de vivências anteriores da pesquisadora, como professora e artista de teatro no projeto Teatros Negros em Rede, do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, e na Breve Cia e Cursos Livres. Por meio de uma narrativa ancorada na metodologia de pesquisa (auto)biográfica, a pesquisadora grafa suas escrevivências a partir de suas ancestrais-avós até suas experiências mais recentes nos lugares supracitados, seguindo com a apresentação do roteiro da aula-espetáculo Tecendo sonhos, afetos e histórias: um produto educacional cênico-pedagógico, que compõe o produto educacional em desenvolvimento durante esta pesquisa. As investigações acontecem em diálogo com estudos e princípios elaborados por Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, bell hooks, Lélia Gonzalez, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Evani Tavares Lima, dentre outras intelectuais, e com os saberes de Dona Ana, Dona Nair e Edir Braga, minhas ancestrais diretas, no que diz respeito à educação étnico-racial, pedagogias e poéticas teatrais negrorreferenciadas e saberes para sobrevivência.
Subject: Educação
Relações raciais
Relações étnicas
Arte na educação
Teatro na educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/52898
Issue Date: 15-Dec-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.