Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/53040
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre as affordances emergentes de interações de professores de inglês via whatsapp |
Título(s) alternativo(s): | Mobile learning in continuing teacher education: a study on the affordances emerging from english teachers’ interactions via WhatsApp Aprendizaje móvil en el contexto de la formación permanente: un estudio sobre los affordances emergentes de las interacciones de los profesores de inglés vía WhatsApp |
Autor(es): | Junia de Carvalho Fidélis Braga Ronaldo Corrêa Gomes Junior Antonio Carlos Martins |
Resumen: | Com base no conceito de affordance, discutimos neste artigo a integração de dispositivos móveis na formação continuada de professores de inglês e investigamos as percepções desses professores sobre o uso desses dispositivos, bem como as ações advindas dessas percepções. Os resultados, pautados na análise do corpus gerado nas interações via WhatsApp e de um questionário, indicam que os professores percebem os dispositivos e aplicativos móveis como ferramentas que podem ser usadas em sua formação e prática. As affordances mais recorrentes, entretanto, referem-se ao uso dos materiais de áudio produzidos durante as interações via WhatsApp para o desenvolvimento das habilidades orais dos próprios participantes. Palavras-chave: Aprendizagem móvel, formação de professores, affordance. |
Abstract: | Drawing on the concept of affordance, we discuss the use of mobile devices in teacher education, and investigate English teachers’ perceptions as well as the actions that emerge from such perceptions. The findings, based on the analysis of the corpus generated from interactions via WhatsApp and a questionnaire, indicate that the teachers value mobile devices and applications as tools for their own professional development and practice. The most recurrent affordances, however, show the use of audio materials produced during WhatsApp interactions to develop the teachers’ oral skills. |
Asunto: | Aprendizagem Sistemas de comunicação móvel Professores de inglês - formação WhatsApp (Aplicativo de mensagens) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53040 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6033 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Polifonia: estudos da linguagem |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada um estudo sobre as affordances emergentes de interações de professores de inglês via whatsapp.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.