Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53040
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre as affordances emergentes de interações de professores de inglês via whatsapp
Título(s) alternativo(s): Mobile learning in continuing teacher education: a study on the affordances emerging from english teachers’ interactions via WhatsApp
Aprendizaje móvil en el contexto de la formación permanente: un estudio sobre los affordances emergentes de las interacciones de los profesores de inglés vía WhatsApp
Autor(es): Junia de Carvalho Fidélis Braga
Ronaldo Corrêa Gomes Junior
Antonio Carlos Martins
Resumo: Com base no conceito de affordance, discutimos neste artigo a integração de dispositivos móveis na formação continuada de professores de inglês e investigamos as percepções desses professores sobre o uso desses dispositivos, bem como as ações advindas dessas percepções. Os resultados, pautados na análise do corpus gerado nas interações via WhatsApp e de um questionário, indicam que os professores percebem os dispositivos e aplicativos móveis como ferramentas que podem ser usadas em sua formação e prática. As affordances mais recorrentes, entretanto, referem-se ao uso dos materiais de áudio produzidos durante as interações via WhatsApp para o desenvolvimento das habilidades orais dos próprios participantes. Palavras-chave: Aprendizagem móvel, formação de professores, affordance.
Abstract: Drawing on the concept of affordance, we discuss the use of mobile devices in teacher education, and investigate English teachers’ perceptions as well as the actions that emerge from such perceptions. The findings, based on the analysis of the corpus generated from interactions via WhatsApp and a questionnaire, indicate that the teachers value mobile devices and applications as tools for their own professional development and practice. The most recurrent affordances, however, show the use of audio materials produced during WhatsApp interactions to develop the teachers’ oral skills.
Assunto: Aprendizagem
Sistemas de comunicação móvel
Professores de inglês - formação
WhatsApp (Aplicativo de mensagens)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53040
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6033
metadata.dc.relation.ispartof: Polifonia: estudos da linguagem
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.