Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJunia de Carvalho Fidélis Bragapt_BR
dc.creatorRonaldo Corrêa Gomes Juniorpt_BR
dc.creatorAntonio Carlos Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T19:36:02Z-
dc.date.available2023-05-10T19:36:02Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume24pt_BR
dc.citation.issue35/1pt_BR
dc.citation.spage50pt_BR
dc.citation.epage72pt_BR
dc.identifier.issn22376844pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53040-
dc.description.abstractDrawing on the concept of affordance, we discuss the use of mobile devices in teacher education, and investigate English teachers’ perceptions as well as the actions that emerge from such perceptions. The findings, based on the analysis of the corpus generated from interactions via WhatsApp and a questionnaire, indicate that the teachers value mobile devices and applications as tools for their own professional development and practice. The most recurrent affordances, however, show the use of audio materials produced during WhatsApp interactions to develop the teachers’ oral skills.pt_BR
dc.description.resumoCom base no conceito de affordance, discutimos neste artigo a integração de dispositivos móveis na formação continuada de professores de inglês e investigamos as percepções desses professores sobre o uso desses dispositivos, bem como as ações advindas dessas percepções. Os resultados, pautados na análise do corpus gerado nas interações via WhatsApp e de um questionário, indicam que os professores percebem os dispositivos e aplicativos móveis como ferramentas que podem ser usadas em sua formação e prática. As affordances mais recorrentes, entretanto, referem-se ao uso dos materiais de áudio produzidos durante as interações via WhatsApp para o desenvolvimento das habilidades orais dos próprios participantes. Palavras-chave: Aprendizagem móvel, formação de professores, affordance.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPolifonia: estudos da linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem móvelpt_BR
dc.subjectformação de professorespt_BR
dc.subjectaffordancept_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês - formaçãopt_BR
dc.subject.otherWhatsApp (Aplicativo de mensagens)pt_BR
dc.titleAprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre as affordances emergentes de interações de professores de inglês via whatsapppt_BR
dc.title.alternativeMobile learning in continuing teacher education: a study on the affordances emerging from english teachers’ interactions via WhatsApppt_BR
dc.title.alternativeAprendizaje móvil en el contexto de la formación permanente: un estudio sobre los affordances emergentes de las interacciones de los profesores de inglés vía WhatsApppt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6033pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8450-2061pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4165-8629pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8700-0115pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.