Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53040
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Junia de Carvalho Fidélis Braga | pt_BR |
dc.creator | Ronaldo Corrêa Gomes Junior | pt_BR |
dc.creator | Antonio Carlos Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T19:36:02Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T19:36:02Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.volume | 24 | pt_BR |
dc.citation.issue | 35/1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 50 | pt_BR |
dc.citation.epage | 72 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 22376844 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53040 | - |
dc.description.abstract | Drawing on the concept of affordance, we discuss the use of mobile devices in teacher education, and investigate English teachers’ perceptions as well as the actions that emerge from such perceptions. The findings, based on the analysis of the corpus generated from interactions via WhatsApp and a questionnaire, indicate that the teachers value mobile devices and applications as tools for their own professional development and practice. The most recurrent affordances, however, show the use of audio materials produced during WhatsApp interactions to develop the teachers’ oral skills. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com base no conceito de affordance, discutimos neste artigo a integração de dispositivos móveis na formação continuada de professores de inglês e investigamos as percepções desses professores sobre o uso desses dispositivos, bem como as ações advindas dessas percepções. Os resultados, pautados na análise do corpus gerado nas interações via WhatsApp e de um questionário, indicam que os professores percebem os dispositivos e aplicativos móveis como ferramentas que podem ser usadas em sua formação e prática. As affordances mais recorrentes, entretanto, referem-se ao uso dos materiais de áudio produzidos durante as interações via WhatsApp para o desenvolvimento das habilidades orais dos próprios participantes. Palavras-chave: Aprendizagem móvel, formação de professores, affordance. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Polifonia: estudos da linguagem | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem móvel | pt_BR |
dc.subject | formação de professores | pt_BR |
dc.subject | affordance | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Sistemas de comunicação móvel | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de inglês - formação | pt_BR |
dc.subject.other | WhatsApp (Aplicativo de mensagens) | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre as affordances emergentes de interações de professores de inglês via whatsapp | pt_BR |
dc.title.alternative | Mobile learning in continuing teacher education: a study on the affordances emerging from english teachers’ interactions via WhatsApp | pt_BR |
dc.title.alternative | Aprendizaje móvil en el contexto de la formación permanente: un estudio sobre los affordances emergentes de las interacciones de los profesores de inglés vía WhatsApp | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6033 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8450-2061 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4165-8629 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8700-0115 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada um estudo sobre as affordances emergentes de interações de professores de inglês via whatsapp.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.