Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53068
Type: Artigo de Periódico
Title: Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator
Other Titles: Knowledge, satisfaction, and self-confidence in health professionals: simulation with manikin versus simulated patient
Conocimiento, satisfacción y autoconfianza en los profesionales de la salud: simulación con maniquí frente a paciente-actor
Authors: Síntia Nascimento Reis
Ciara Cristina Neves
Diego Alcântara Alves
Raquel Rabelo de Sá Lopes
Kleyde Ventura de Souza
Liliane da Consolação Campos Ribeiro
Helisamara Mota Guedes
Abstract: Enquadramento: A associação de diferentes estratégias de ensino na saúde que articulem teoria e prática tem sido apontada como um mecanismo eficaz no ensino. Objetivo: Comparar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade versus paciente-ator. Metodologia: Estudo quase experimental que ocorreu por meio de aplicação de prova de conhecimentos e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem durante um curso teórico-prático com a temática pré-natal para profissionais da saúde. Procedeu-se a análise estatística e inferencial. Resultados: Dos 44 participantes, a média de respostas corretas na primeira prova de conhecimentos foi de 7 e na segunda prova de conhecimentos de 8. O conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação (p < 0,000). Pôde observar-se que não houve diferença significativa entre os grupos “Ator” e “SimMan” (p > 0,05) dos dois domínios que abordam a satisfação e a autoconfiança. Conclusão: A média geral da satisfação e autoconfiança foi maior no grupo com atores comparando com o “SimMan”.
Abstract: Abstract Background: Combining various teaching strategies that merge theory and practice has been considered an efficient method in health education. Objective: To compare health professionals’ knowledge, satisfaction, and self-confidence regarding clinical simulation with a high-fidelity manikin or a simulated patient. Methodology: A quasi-experimental study was carried out through the application of a theoretical knowledge test and the Student Satisfaction and Self-confidence in Learning Scale during a theoretical-practical course in prenatal care for health professionals. An inferential statistical analysis was performed. Results: Considering the 44 participants in the study, the mean of correct answers was 7 in the first theoretical knowledge test, and 8 in the second. Knowledge increased after theoretical explanation and simulation (p < 0.000). There was no significant difference between the “Actor” and “SimMan” simulation groups (p > 0.05) in the two dimensions concerning satisfaction and self-confidence. Conclusion: The overall mean of satisfaction and self-confidence was higher in the “Actor” group than in the “SimMan” group.
Subject: Exercício de Simulação
Reeducação Profissional
Aprendizagem
Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.12707/rv20034
URI: http://hdl.handle.net/1843/53068
Issue Date: 25-May-2020
metadata.dc.url.externa: https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=3658&id_revista=55&id_edicao=233
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Enfermagem Referência
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.