Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53186
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Agregando saberes científicos e a sala de aula: uma proposta didática para o ensino de língua materna com base na gramática internalizada
Autor(es): Ana Luiza Oliveira Melo
Mayara Nicolau de Paula
Resumen: O ensino de língua portuguesa direcionado pelas práticas educacionais tradicionais parte do pressuposto de que o aluno desconhece o objeto de estudo, ignorando sua vivência prévia enquanto falante da língua. Dentro desse contexto, a escola desconsidera o fato de muitas vezes estar ensinando ao aluno estruturas que ele não só conhece, como das quais faz uso diário. Nosso artigo se propõe a apresentar uma nova proposta didática que valorize a intuição do aluno enquanto falante. Tendo como base a proposta inatista de Chomsky, a metodologia da Aprendizagem ativa, de Pilati (2017) e a transposição didática, de Chevallard, apresentamos uma sequência didática que busca agregar a perspectiva linguística e científica à vivência da sala de aula, dando ao aluno o protagonismo necessário dentro da aula de língua materna.
Asunto: Língua portuguesa - Gramática - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Língua materna - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53186
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/737
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.