Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53186
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Luiza Oliveira Melo | pt_BR |
dc.creator | Mayara Nicolau de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T13:52:57Z | - |
dc.date.available | 2023-05-12T13:52:57Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 6 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 84 | pt_BR |
dc.citation.epage | 93 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2494 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53186 | - |
dc.description.resumo | O ensino de língua portuguesa direcionado pelas práticas educacionais tradicionais parte do pressuposto de que o aluno desconhece o objeto de estudo, ignorando sua vivência prévia enquanto falante da língua. Dentro desse contexto, a escola desconsidera o fato de muitas vezes estar ensinando ao aluno estruturas que ele não só conhece, como das quais faz uso diário. Nosso artigo se propõe a apresentar uma nova proposta didática que valorize a intuição do aluno enquanto falante. Tendo como base a proposta inatista de Chomsky, a metodologia da Aprendizagem ativa, de Pilati (2017) e a transposição didática, de Chevallard, apresentamos uma sequência didática que busca agregar a perspectiva linguística e científica à vivência da sala de aula, dando ao aluno o protagonismo necessário dentro da aula de língua materna. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
dc.subject | Língua materna | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Gramática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject.other | Língua materna - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Agregando saberes científicos e a sala de aula: uma proposta didática para o ensino de língua materna com base na gramática internalizada | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/737 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7633-4494 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Agregando saberes científicos e a sala de aula uma proposta didática para o ensino de língua materna com base na gramática internalizada.pdf | 168.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.