Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/53186
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Agregando saberes científicos e a sala de aula: uma proposta didática para o ensino de língua materna com base na gramática internalizada |
Autor(es): | Ana Luiza Oliveira Melo Mayara Nicolau de Paula |
Resumo: | O ensino de língua portuguesa direcionado pelas práticas educacionais tradicionais parte do pressuposto de que o aluno desconhece o objeto de estudo, ignorando sua vivência prévia enquanto falante da língua. Dentro desse contexto, a escola desconsidera o fato de muitas vezes estar ensinando ao aluno estruturas que ele não só conhece, como das quais faz uso diário. Nosso artigo se propõe a apresentar uma nova proposta didática que valorize a intuição do aluno enquanto falante. Tendo como base a proposta inatista de Chomsky, a metodologia da Aprendizagem ativa, de Pilati (2017) e a transposição didática, de Chevallard, apresentamos uma sequência didática que busca agregar a perspectiva linguística e científica à vivência da sala de aula, dando ao aluno o protagonismo necessário dentro da aula de língua materna. |
Assunto: | Língua portuguesa - Gramática - Estudo e ensino Aprendizagem ativa Língua materna - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53186 |
Data do documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/737 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Agregando saberes científicos e a sala de aula uma proposta didática para o ensino de língua materna com base na gramática internalizada.pdf | 168.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.