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http://hdl.handle.net/1843/53212
Tipo: | Dissertação |
Título: | A rememoração nas imagens dos quilombos |
Autor(es): | Alessandra Pereira Brito |
Primeiro Orientador: | César Geraldo Guimarães |
Primeiro membro da banca : | Ângela Cristina Salgueiro Marques |
Segundo membro da banca: | Cláudia Cardoso Mesquita |
Terceiro membro da banca: | Selma dos Santos Dealdina |
Resumo: | A partir da força da presença das mulheres negras e da sua relação com a terra e com o território, a dissertação procura compreender como os filmes feitos nos quilombos iluminam a memória da comunidade. Para conceituar a história dos quilombos, suas formas de vida, de pensamento e de imaginação política, foram convocadas as perspectivas de Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento, Antônio Bispo dos Santos, Joelson Ferreira, Leda Maria Martins e Selma dos Santos Dealdina. O trabalho descreve os diferentes gestos de rememoração em Tança (Irmandade dos Atores da Pândega e Associação Quilombola Mato do Tição, 2014), Pra se contar uma história (Elen Linth, Lucicleide Santos, Diego Jesus e Leandro Rodrigues, 2013), Quilombo Rio dos Macacos (Josias Pires, 2017), Nove Águas (Gabriel Martins e Quilombo dos Marques, 2019) e Aruanda (Linduarte Noronha, 1960). Os filmes analisados revelam a presença de cinco procedimentos expressivos que instituem um devir quilombola no cinema brasileiro contemporâneo: a performance, os percursos pelo território, o testemunho, a reencenação e a presença das sonoridades (o canto e a música). |
Abstract: | Based on the strength of black women and their relationship with the land and territory in films made in quilombos, the study seeks to understand how these productions enlighten the community’s memories. To contextualize the history of the quilombos, their forms of life, thought and political imagination, we dialogue with the perspectives of the intellectuals Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento, Antônio Bispo dos Santos, Joelson Ferreira, Leda Maria Martins and Selma dos Santos Dealdina. Our argument describes the different gestures of rememoration in Tança (Irmandade dos Atores da Pândega and Associação Quilombola Mato do Tição, 2014), Pra se contar uma história (Elen Linth, Lucicleide Santos, Diego Jesus and Leandro Rodrigues, 2013), Quilombo Rio dos Macacos (Josias Pires, 2017), Nove Águas (Gabriel Martins and Quilombo dos Marques, 2019) and Aruanda (Linduarte Noronha, 1960).The filmic analyses reveal the presence of five expressive procedures that establish a quilombola becoming in contemporary Brazilian cinema: the performance, the paths through the territory, the testimony, the re-enactment and the presence of sonorities (the singing and the music). |
Assunto: | Comunicação - Teses Quilombos - Teses |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53212 |
Data do documento: | 17-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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A rememoração nas imagens dos quilombos Dissertação Alessandra Brito.pdf | Dissertação de mestrado | 7.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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