Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1César Geraldo Guimarãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926848004850250pt_BR
dc.contributor.referee1Ângela Cristina Salgueiro Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Cláudia Cardoso Mesquitapt_BR
dc.contributor.referee3Selma dos Santos Dealdinapt_BR
dc.creatorAlessandra Pereira Britopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9721383215925450pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-12T16:54:19Z-
dc.date.available2023-05-12T16:54:19Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53212-
dc.description.abstractBased on the strength of black women and their relationship with the land and territory in films made in quilombos, the study seeks to understand how these productions enlighten the community’s memories. To contextualize the history of the quilombos, their forms of life, thought and political imagination, we dialogue with the perspectives of the intellectuals Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento, Antônio Bispo dos Santos, Joelson Ferreira, Leda Maria Martins and Selma dos Santos Dealdina. Our argument describes the different gestures of rememoration in Tança (Irmandade dos Atores da Pândega and Associação Quilombola Mato do Tição, 2014), Pra se contar uma história (Elen Linth, Lucicleide Santos, Diego Jesus and Leandro Rodrigues, 2013), Quilombo Rio dos Macacos (Josias Pires, 2017), Nove Águas (Gabriel Martins and Quilombo dos Marques, 2019) and Aruanda (Linduarte Noronha, 1960).The filmic analyses reveal the presence of five expressive procedures that establish a quilombola becoming in contemporary Brazilian cinema: the performance, the paths through the territory, the testimony, the re-enactment and the presence of sonorities (the singing and the music).pt_BR
dc.description.resumoA partir da força da presença das mulheres negras e da sua relação com a terra e com o território, a dissertação procura compreender como os filmes feitos nos quilombos iluminam a memória da comunidade. Para conceituar a história dos quilombos, suas formas de vida, de pensamento e de imaginação política, foram convocadas as perspectivas de Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento, Antônio Bispo dos Santos, Joelson Ferreira, Leda Maria Martins e Selma dos Santos Dealdina. O trabalho descreve os diferentes gestos de rememoração em Tança (Irmandade dos Atores da Pândega e Associação Quilombola Mato do Tição, 2014), Pra se contar uma história (Elen Linth, Lucicleide Santos, Diego Jesus e Leandro Rodrigues, 2013), Quilombo Rio dos Macacos (Josias Pires, 2017), Nove Águas (Gabriel Martins e Quilombo dos Marques, 2019) e Aruanda (Linduarte Noronha, 1960). Os filmes analisados revelam a presença de cinco procedimentos expressivos que instituem um devir quilombola no cinema brasileiro contemporâneo: a performance, os percursos pelo território, o testemunho, a reencenação e a presença das sonoridades (o canto e a música).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectImagens dos quilombospt_BR
dc.subjectRememoração fílmicapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectLuta pelo territóriopt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherQuilombos - Tesespt_BR
dc.titleA rememoração nas imagens dos quilombospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A rememoração nas imagens dos quilombos Dissertação Alessandra Brito.pdfDissertação de mestrado7.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons