Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53592
Type: Artigo de Periódico
Title: Potencialidades da extensão universitária: um relato de experiência a partir das ações do Programa Aproxime-se durante a pandemia da COVID-19
Other Titles: Potentialities of university extension: an experience report based on the actions of the Aproxime-se Program during the COVID-19 pandemic
Authors: Eliane Marina Palhares Guimarães
Bruna de Oliveira Gonçalves
Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte
Frederico Tunes e Sousa
Gregory Nícolas Santos
Gabriel Amorim Braga
Abstract: Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, em que o distanciamento social se tornou obrigatório, a edição do Programa Aproxime-se precisou ser adaptada ao modo remoto. Em parceria com a PróReitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) busca realçar a presença da Universidade nos polos de Educação a Distância (EaD), estendendo a participação às comunidades locais, seguindo os requisitos da Extensão Universitária. Este relato tem como objetivo apresentar um panorama da experiência da edição de 2020 do Programa Aproxime-se, bem como ressaltar a importância de sua execução em um contexto pandêmico, fornecendo, ainda, informações sobre práticas alternativas, transdisciplinares e interdisciplinares no campo da Extensão Universitária. Apresenta-se, para tal, a metodologia construída para esse ano e os frutos obtidos com as ações. Inúmeros foram os desafios, em grande medida, ocasionados e expandidos pela pandemia, mas a potencialidade da Extensão tornou viável a execução de um planejamento flexível, adequado às necessidades dos tempos atuais e em consonância com a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão.
Abstract: In a year marked by the Covid-19 pandemic, in which social distance became mandatory, the edition of the Aproxime-se Program needed to be adapted to the remote mode. In partnership with the Dean of Extension (ProEx) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), the extension project of the Distance Education Support Center (CAED) seeks to highlight the presence of the university in distance education centers, extending participation to the local communities, following the requirements of the university extension. This paper aims to present an overview of the 2020 edition of the Aproxime-se Program, to stand out the importance of its execution in a pandemic context and provide information about alternative, transdisciplinary and interdisciplinary practices in the field of university extension. To this end, the methodology developed for this year and the results obtained with the actions are presented. The challenges were, to a large extent, caused and expanded by the pandemic, but the potential of the Extension made viable the execution of a flexible planning, adapted to the needs of the current times and in line with the university triad: learning, research, extension.
Subject: Extensão universitária
Ensino à distância
COVID-19 Pandemia, 2020-
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80533
URI: http://hdl.handle.net/1843/53592
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/80533
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Extensão em Foco
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.