Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53643
Type: Dissertação
Title: Bebidas alcoólicas e seus riscos. Uma abordagem investigativa para o ensino médio
Other Titles: Alcoholic beverages and their risks. An investigative approach to high school
Authors: Breno Carvalho Brito
First Advisor: Marcelo Vidigal Caliari
First Referee: Marcelo Vidigal Caliari
Second Referee: Frederico Ferreira Gil
Third Referee: Rafael Pinto Vieira
Abstract: A ingestão de bebidas alcoólicas por jovens e suas implicações na saúde mental e física tem sido objeto de estudo e preocupação por parte de pais, professores, governos e comunidade científica. Neste sentido, através de discussões e experimentos propostos pelos próprios educandos, este trabalho teve como objetivo uma vivência prática de como observar os efeitos do etanol em moléculas orgânicas, células, tecidos e órgãos, fazendo uma correlação com a saúde e os impactos na vida do indivíduo. Esta sequência didática foi composta de um momento inicial onde o tema foi abordado e contextualizado, na sequência os alunos elaboram hipóteses, propuseram e executaram experimentos, apresentaram e discutiram os resultados e, elaboraram material informativo, para esclarecimento sobre problemas relacionados a ingestão de bebidas alcoólicas. O projeto foi aplicado aos alunos de duas turmas do segundo ano do ensino médio, com faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma escola estadual localizada no município de Belo Horizonte MG, onde o pesquisador está lotado. Três produtos foram gerados: uma Sequência Didática, uma cartilha destinada aos professores que desejam criar vídeos educativos e cinco vídeos curtos, com os principais conceitos abordados.
Abstract: The consumption of alcoholic beverages by young people and its implications for mental and physical health has been the object of study and concern by parents, teachers, governments and the scientific community. In this sense, through discussions and experiments proposed by the students themselves, this work aimed at a practical experience of how to observe the effects of ethanol on organic molecules, cells, tissues and organs, making a correlation with the health and the impacts on the life of the individuals. This didactic sequence was composed of an initial moment where the theme was approached and con-textualized, then the students elaborate hypotheses, proposed and performed experiments, presented and discussed the results and elaborated informative material, to clarify problems related to the ingestion of alcoholic beverages. The project was applied to students from two classes of the second year of high school, aged between 15 and 18 years, from a state school located in the city of Belo Horizonte, MG, where the researcher is based. Three products were generated: a Didactic Sequence, a booklet intended for teachers who want to create educational videos and five short videos, with the main concepts covered.
Subject: Ensino - Biologia
Adolescente
Alfabetização
Bebida alcoólica
Estudo experimental
Pesquisa científica
Doença
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53643
Issue Date: 30-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bebidas alcoólicas e seus riscos. Uma abordagem investigativa para o ensino médio.pdf9.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.